(ANSA) – BRASILIA, 15 MAG – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta quinta-feira (15) para Montevidéu, onde participará do velório do ex-líder do Uruguai José “Pepe” Mujica, que morreu na última terça (13), aos 89 anos.
Mujica, que lutava contra um câncer de esôfago e sofria de uma doença imunológica há mais de 20 anos nunca revelada, era considerado um dos aliados mais próximos de Lula na política sul-americana.
O petista, inclusive, decretou três dias de luto oficial em homenagem ao líder uruguaio. Ele chegou a Brasília na madrugada desta quinta, após uma visita à China, e partiu rumo ao Uruguai às 10h, informou o Palácio do Planalto.
“Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje (13), nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados”, disse Lula ao receber a confirmação do falecimento.
Em 5 de dezembro do ano passado, Lula visitou Mujica em sua chácara na periferia de Montevidéu. Na ocasião, o presidente brasileiro o chamou de “velho companheiro” e exaltou seu legado.
(ANSA).