MILÃO, 15 MAI (ANSA) – A empresa pertencente ao grupo de moda italiano Valentino, a Valentino Bags Lab, foi condenada à penhora por um ano nesta quinta-feira (15) pelo Tribunal de Milão, na Itália, por falha no controle da exploração de mão de obra na China para suas produções.
Segundo as investigações, conduzidas pela polícia e coordenadas pelo Ministério Público de Milão, a companhia, que fabrica bolsas e acessórios de viagem de sua controladora, a Valentino, teria falhado em controlar a exploração de mão de obra em algumas fábricas chinesas na cadeia de subcontratos de produção.
Para a Justiça, “é inquestionável que a Valentino Bags Lab não efetuou o controle efetivo da cadeia produtiva, sem verificar a real capacidade das sociedades com as quais celebrou os contratos de fornecimento e os métodos concretos de produção”.
Trechos do processo revelam que a jornada de trabalho de mulheres chinesas envolvidas nas fabricações da Valentino ultrapassavam 12 horas diárias. Além disso, as funcionárias “dormiam e comiam” na localidade. (ANSA).