‘Boné do Maga’, ‘Hannibal Lecter’, ‘almoço’ de Putin: as frases de Kamala Harris e Trump no debate presidencial


Democrata e republicano ficaram frente a frente na noite desta terça-feira (10). Durante o encontro, Kamala e Trump trocaram ataques pessoais e falaram sobre problemas dos EUA. Kamala Harris e Donald Trump
EUTERS/Umit Bektas/Erica Dischino/File Photo
O primeiro debate presidencial travado entre Kamala Harris e Donald Trump nesta terça-feira (10) foi marcado por ataques entre os candidatos. A disputa ocorreu menos de dois meses da votação, em 5 de novembro.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Veja abaixo algumas frases que marcaram o debate presidencial:
Boné do ‘MAGA’
Trump criticou as políticas econômicas da gestão Biden e afirmou que o plano de governo dela seria desastroso.
“Ela não tem política econômica. Tudo que ela acreditava há quatro anos foi pelo ralo. Eu ia mandar um boné MAGA para ela. Ela é uma marxista, todo mundo sabe isso. O pai dela era um professor marxista e a ensinou muito bem”, disse Trump.
Hannibal Lector
Kamala foi sarcástica ao falar sobre os discursos de Trump durante a campanha eleitoral.
“Vou convidar vocês a irem a um dos comícios de Trump, porque é algo realmente interessante de assistir. Você ouvirá sobre personagens ficcionais, como Hannibal Lector. Vão ouvir sobre como moinhos de vento causam câncer. E o que você também notará é que as pessoas estão indo embora cedo por exaustão e tédio”, disse Kamala.
Cachorros comidos
Trump disse que imigrantes estão roubando pets de moradores de Springfield, em Ohio, para comê-los. Não há registro de casos do tipo, segundo a administração local.
“Em Springfield, eles [imigrantes] estão comendo os cachorros. Eles estão comendo os gatos. Comendo os pets das pessoas que moram lá”, disse Trump, que foi desmentido pelo mediador do debate logo na sequência.
Concorrência
Após Trump fazer uma série de críticas à gestão de Joe Biden, Kamala afirmou que o atual presidente não é candidato nas eleições.
“Você não está concorrendo contra Joe Biden. Você está concorrendo contra mim”, afirmou.
Kamala odiada
Durante o debate, Trump afirmou que Joe Biden odeia Kamala Harris por ter sido pressionado a desistir da reeleição.
“Ela não recebeu votos [na convenção]. Biden teve 14 milhões de votos. Você quer falar sobre ameaça à democracia? Tiraram ele da corrida. Vou contar um segredo. Ele a odeia. Ele não a aguenta”, disse Trump.
Virar almoço
Kamala afirmou que Trump iria acabar com a guerra na Ucrânia em 24 horas porque desistiria dela rapidamente. Ela comentou uma fala do ex-presidente, que disse que Vladimir Putin o respeita.
“O quão rápido você iria desistir? Você é amigo de um ditador, que o comeria no almoço”, disse.
Israel
Trump disse que Kamala Harris odeia Israel. Segundo ele, se ela for eleita presidente, Israel deixará de existir em dois anos.
“Ela odeia a população árabe. O lugar inteiro vai explodir. Árabes, povo judeu, Israel.”
Aborto
Kamala Harris disse que Donald Trump escolheu membros da Suprema Corte para banir o aborto nos Estados Unidos. Ela prometeu restaurar uma lei para garantir o direito às mulheres.
“O governo e certamente Trump não devem dizer o que as mulheres devem fazer com seus corpos”, disse. “Se Trump for reeleito, ele vai assinar um banimento nacional ao aborto. Em seu Projeto 2025, haveria um monitoramento de gravidez.”
Nova Venezuela
Trump afirmou que, caso Kamala seja eleita, os Estados Unidos se tornarão uma nova Venezuela.
“Se Kamala se tornar presidente deste país, não haverá uma oportunidade de sucesso. Vamos nos tornar em uma Venezuela com esteroides”, disse Trump.
LEIA TAMBÉM:
Trump x Kamala: quem está à frente na corrida pela Presidência dos EUA?
SANDRA COHEN: A estratégia para o debate decisivo: como Kamala e Trump podem aproveitar pontos fracos um do outro
Biden diz estar ‘trabalhando’ para autorizar Ucrânia a usar mísseis de longo alcance contra a Rússia
Debate Kamala x Trump
Esta foi a primeira vez que Kamala Harris e Donald Trump se encontraram. O debate entre os dois provavelmente será o único até as eleições, que estão marcadas para o dia 5 de novembro.
Kamala tem 59 anos e é a atual vice-presidente dos Estados Unidos. Se vencer o pleito, será a primeira mulher eleita presidente do país.
Já Donald Trump tem 78 anos e foi presidente entre 2017 e 2021. Ele tentou a reeleição em 2020, mas foi derrotado por Joe Biden.
Especialistas previam que o debate fosse focado na forma como cada um atuou enquanto esteve no governo. Questões que envolvem economia, inflação e segurança na fronteira são pontos importantes destas eleições.
Além disso, havia uma expectativa para quem ambos trocassem ataques e acusações. Durante a campanha, Kamala tem se referido ao republicano como uma ameaça à democracia. Já Trump tenta pintar a democrata como uma radical de esquerda.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.