O Botafogo conquistou uma vitória emocionante sobre o Estudiantes, com um gol decisivo de Artur nos minutos finais, encerrando a partida em 3 a 2. No entanto, um gesto polêmico do técnico Renato Paiva durante o jogo chamou a atenção e rapidamente se espalhou nas redes sociais. Muitos especularam que o gesto era uma provocação à torcida, mas Paiva se apressou em esclarecer a situação. “Anda circulando na internet um gesto que eu fiz. Já estão dizendo que é para a torcida, para o treinador (do time) da Argentina. A história é a seguinte: houve uma discussão entre eu e a minha equipe técnica sobre tirar o Artur. Eu disse que não tiraria o Artur. ‘Ah, mas ele está em risco e desgastado’. Não vou tirar. O Artur faz o gol e eu fiz aquilo à boa maneira portuguesa para o meu colega de comissão. Que fique claro. Não queria fazer isso para a minha torcida ou qualquer outra”, explicou.
Renato Paiva explica ‘dedo do meio’ em comemoração após gol do Botafogo:
“Eu vou esclarecer porque estão dizendo que fiz o gesto para a nossa torcida ou para o treinador do Estudiantes. A história é a seguinte: uma discussão entre eu e a minha equipe técnica sobre tirar ou não o… pic.twitter.com/Kt1SggwKZf
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) May 15, 2025
Paiva lembrou do seu histórico, que não conta com marcas de indisciplina ou hostilidades com torcidas. “Não há um gesto de desrespeito na minha carreira para qualquer elemento do jogo. Nenhum. Não há nenhum momento registrado da minha parte de desrespeito para elementos do jogo, apenas uma expulsão em 23 anos, no sub-17 do Benfica. Quem me conhece, sabe. Isso foi uma brincadeira porque era constantemente um pedido de tirar o Artur pela parte física, GPS. E eu tinha o feeling que não tinha de tirar porque era um dos melhores em campo. A defesa do Estudiantes estava completamente bagunçada. Quando sai o gol, eu inclusive estou rindo”, completou.

A vitória de quarta-feira manteve o Botafogo com chances de classificação para as oitavas de final. O time carioca só precisa de uma vitória simples na rodada final da fase de grupos, contra a Universidad de Chile, para sacramentar a vaga no mata-mata. A partida está marcada para o dia 27 deste mês, no Rio de Janeiro.
*Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias