
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (15), a Operação Contrassenha, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pelo roubo de joias e dinheiro que estavam em uma agência de penhor da Caixa Econômica Federal, na Rua Treze de Maio, no Paraíso, na esquina da Praça Oswaldo Cruz, região da Avenida Paulista em São Paulo, capital.
O assalto ocorreu no dia 23 de agosto de 2023, quando a agência passava por uma reforma. Os bandidos desligaram a energia do quarteirão para evitar que o alarme tocasse e entraram disfarçados de prestadores de serviço. Dessa forma os criminosos burlaram a segurança e ingressaram armados no setor de penhor, rendendo os funcionários que faziam a obra. As investigações apontam a participação de prestadores de serviço que efetivamente estavam trabalhando na reforma da agência.

Foram roubadas joias avaliadas em mais de R$4,5 milhões e mais de R$80 mil em dinheiro. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão na capital paulista. Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Criminal Federal de São Paulo, com o objetivo de obter mais elementos acerca das práticas criminosas ora investigadas.