2ª edição da Mostra Internacional de Dança abre editais para seleção de obras

A Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP) abre, no dia 15 de maio, inscrições para três editais que integram a programação de sua segunda edição, marcada para acontecer na capital paulista entre os dias 21 e 24 e 27 a 31 de agosto. Artistas interessados de todo o Brasil podem se inscrever pelo site www.prodanca.org.br/mid. Esta segunda edição reafirma o papel da Mostra como plataforma de difusão e valorização da dança em seus múltiplos formatos.

Realizada pela Associação Pró-Dança em parceria com o Itaú Cultural e com direção artística de Inês Bogéa, a MID-SP convida artistas e companhias de todo o país a participarem das seleções para espetáculos presenciais, videodanças e projetos de pitch online.

“A MID-SP é um espaço de encontro e valorização da dança em suas múltiplas expressões. Com esses editais, buscamos ampliar as possibilidades de participação dos grupos, incentivar a criação artística, promover o intercâmbio entre artistas de diferentes regiões e aproximar ainda mais a dança do público”, conta Inês Bogéa, diretora artística do evento.

O primeiro edital, voltado à seleção de espetáculos presenciais, estará com inscrições abertas até o dia 1º de junho e escolherá até seis obras de dança de grupos e companhias nacionais. As coreografias devem ter entre 25 e 30 minutos de duração e serem adaptadas ao palco da MID-SP, com dimensões de 9×6 metros. Os grupos selecionados receberão um cachê de R$10 mil, além de apoio para hospedagem, alimentação e passagens aéreas, nos casos de participantes de fora da cidade de São Paulo. As apresentações ocorrerão junto às obras escolhidas diretamente pela curadoria da Mostra formada por Marcela Benvegnu, Galiana Brasil e Carlos Gomes.

“Como parceiro e sede que recebe a programação da mostra, será um imenso prazer receber no nosso palco espetáculos, encontros e reflexões que valorizam a dança como a linguagem artística ampla, potente e plural que ela é”, aponta Galiana Brasil, gerente de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural.

O segundo edital é voltado à seleção de videodanças, com inscrições abertas até o dia 13 de junho. Serão escolhidas três obras, com até 10 minutos de duração, que explorem o diálogo entre a linguagem da dança e o audiovisual. Os vídeos selecionados serão exibidos antes das apresentações presenciais e receberão cachê de R$1 mil cada. A curadoria é de Charles Lima e Daniel Reca.

Já o terceiro, busca selecionar até oito projetos de dança para participação em uma sessão de pitch online com programadores, produtores e agentes culturais. A atividade, marcada para o dia 27 de agosto, integra a programação da MID-SP e tem como objetivo ampliar a visibilidade e as possibilidades de circulação e financiamento das criações em dança. As inscrições para esta chamada ficam abertas até o dia 25 de julho, e o resultado será divulgado em 1º de agosto. A curadoria é de Sayonara Pereira.

MID-SP

A Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP), ação realizada em parceria pela Associação Pró-Dança e o Itaú Cultural, teve sua primeira edição realizada entre 27 de agosto e 1º de setembro de 2024, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo. Reuniu mais de 140 artistas de diversas regiões do Brasil e do exterior, impactando diretamente um público superior a mil pessoas nos espetáculos e mais de 60 mil contas alcançadas via redes sociais.

Na programação, a Mostra de Espetáculos apresentou 12 obras de grupos de oito estados brasileiros e participações internacionais. Já o Fórum Encontros e Diálogos reuniu 12 convidados em quatro mesas temáticas que trataram de processos criativos, produção, circulação e políticas para o setor.

A seção Dança Viva exibiu 17 videodanças de diferentes cidades e países, valorizando o cruzamento entre dança e audiovisual. Como ação voltada ao fomento, o Pitch online apresentou projetos de oito grupos e companhias previamente selecionadas à uma banca de programadores e produtores, ampliando suas oportunidades de circulação e articulação profissional. A edição de estreia apresentou a MID-SP como um espaço de encontro, visibilidade e reflexão sobre a dança no Brasil e no mundo.

A Mostra Internacional de Dança de São Paulo é realizada pelo Ministério da Cultura, Associação Pró-Dança e Itaú via Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

Serviço

2ª Mostra Internacional de Dança de São Paulo

Data do evento: de 21 a 24 e de 27 a 31 de agosto de 2025

Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – São Paulo (SP)

Inscrições abertas para os editais:

– Espetáculos presenciais: de 15 de maio a 1º de junho

– Videodanças: de 15 de maio a 13 de junho

– Pitch MID-SP: de 15 de maio a 25 de julho

Inscrições gratuitas e informações: www.prodanca.org.br/mid

Adicionar aos favoritos o Link permanente.