
Evento é realizado anualmente no dia 2 de agosto e comemora a cultura nordestina, em homenagem ao Rei do Baião, o cantor e compositor Luiz Gonzaga. Procissão das Sanfonas em Teresina
Lívia Ferreira/g1 Piauí
A Procissão das Sanfonas de Teresina, evento que comemora a cultura nordestina, foi declarado patrimônio cultural imaterial do Piauí. A lei foi sancionada pelo governador Severo Eulálio (MDB) e publicada no diário oficial da quarta-feira (14).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O evento ocorre todos os anos em 2 de agosto, data em que é comemorado o Dia da Cultura Nordestina, em alusão ao falecimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga, reconhecido como “Rei do Baião”.
Criada em 2008, a procissão anualmente inicia na Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, e finaliza no Museu do Piauí, na Praça da Bandeira, no Centro da capital.
Procissão das Sanfonas de Teresina é declarada patrimônio cultural imaterial do Piauí
Divulgação/Prefeitura de Teresina
Reúne diversos sanfoneiros e amantes da cultura. E além das sanfonas, a procissão conta com a presença de outros instrumentos característicos do forró, como triângulo, zabumba, ganzá e rabeca.
Durante a pandemia de Covid-19, o evento chegou a ser realizado de forma virtual. Em 2021, a comemoração cultural recebeu o Prêmio Profissionais da Música (PPM), na categoria “Som da Música”.
O evento é promovido pela Colônia Gonzaguiana, a partir do idealizador Wilson Seraine, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
*Vitória Bacelar, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube