Veja os próximos passos da eleição na CBF

Com o afastamento Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última quinta-feira (5). A decisão, proferida pela Justiça do Rio de Janeiro, resultou na nomeação de Fernando Sarney como interventor interino, com a missão de organizar novas eleições para a entidade.

Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, está na CBF desde 1998 e é apontado por fontes internas como um forte candidato para assumir definitivamente a presidência. Além dele, outros nomes começam a circular como possíveis sucessores, incluindo presidentes de federações estaduais de São Paulo, Paraíba e Roraima.

Repercussões e possíveis consequências

A intervenção externa na CBF pode gerar preocupações junto à FIFA e à Conmebol, que historicamente se opõem a interferências governamentais nas confederações filiadas. Existe a possibilidade de sanções, que em casos extremos poderiam levar até mesmo à expulsão da confederação.

Enquanto isso, a defesa de Ednaldo Rodrigues já entrou com uma solicitação no Supremo Tribunal Federal (STF), direcionada ao ministro Gilmar Mendes, na tentativa de reverter a decisão de afastamento. O regimento da CBF prevê que ex-presidentes têm direito a defesa com despesas pagas pela entidade.

Novos nomes em evidência

Entre os possíveis candidatos à presidência da CBF, estão Ronaldo Fenômeno, Reinaldo Carneiro Batos, Fernando Sarney (atual interventor) e Samir Xaud.

O prazo para a realização de novas eleições ainda não foi determinado, mas de acordo com o regimento interno da CBF, após a convocação de uma assembleia que decide por uma nova eleição, há um prazo de 30 dias para sua realização. Enquanto isso, o futebol brasileiro aguarda os próximos desdobramentos desta crise que afeta o esporte mais popular do país.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja os próximos passos da eleição na CBF no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.