As exigências da Rússia são “desvinculadas da realidade” e “vão muito além de qualquer coisa previamente discutida”, disse uma fonte diplomática da Ucrânia na sexta-feira, descrevendo as conversas entre representantes dos dois países em Istambul.
“As exigências russas são desvinculadas da realidade e vão muito além de qualquer coisa previamente discutida. Elas incluem ultimatos para que a Ucrânia se retire de seu território mediante um cessar-fogo e outras condições inaceitáveis e não construtivas”, disse a fonte à Reuters sob condição de anonimato.
“A Ucrânia está pronta para um cessar-fogo real e um processo de paz genuíno, sem quaisquer pré-condições.”
As conversas marcam as primeiras negociações diretas entre os dois países em três anos, após pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar o conflito mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
As expectativas de um avanço, já baixas, foram ainda mais abaladas na quinta-feira (15), quando Trump afirmou que não haveria avanço sem uma reunião entre ele e o presidente russo, Vladimir Putin.
Uma delegação turca também participa do encontro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Exigências da Rússia são “desvinculadas da realidade”, diz fonte ucraniana no site CNN Brasil.