ROMA, 17 MAI (ANSA) – Consolidando o bom desempenho nos treinos, o australiano Oscar Piastri, da McLaren, conquistou neste sábado (17) a pole position do Grande Prêmio de Ímola, na Itália, em um dia marcado por dois acidentes.
O líder do campeonato de Fórmula 1 largará em primeiro no grid pela terceira vez neste ano, após anotar 1m14s670 em sua volta mais rápida. Piastri desbancou Max Verstappen, da Red Bull, e George Russell, que ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.
Na sequência aparecem Lando Norris, da McLaren, Fernando Alonso, da Aston Martin, e Carlos Sainz, da Williams. Já o monegasco Charles Leclerc e o britânico Lewis Hamilton, ambos da Ferrari, vão largar em 11º e 12º, após a eliminação da escuderia italiana no Q2. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, ficou em 14º.
“A primeira coisa a fazer é pedir desculpas, porque quando há tanta paixão em torno de um time e nem passamos do Q2, dói, até mesmo dentro da própria equipe, acredite. Um nível de desempenho como esse não é aceitável. Temos que reagir”, lamentou Leclerc.
A classificação deste sábado ainda ficou marcada por dois graves acidentes, sendo o primeiro o sofrido pelo japonês Yuki Tsunoda, cujo carro capotou e ficou destruído. Já o segundo foi do estreante da Alpine, Franco Colapinto, que bateu na Tamburello.
A largada do GP da Emilia-Romagna está marcada para este domingo (18), às 10h da manhã (horário de Brasília). (ANSA).