Operação internacional apreende drogas sintéticas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão na Ásia

Drogas sintéticas avaliadas em mais de um bilhão de dólares (5,66 bilhões de reais) foram apreendidas no sudeste asiático durante uma ampla operação policial internacional, realizada em julho e agosto, anunciou a Interpol nesta quarta-feira.

Forças policiais da Austrália, Camboja, Coreia do Sul, Mianmar, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã participaram na operação, que recebeu o nome “Lionfish Mayag II”.

A operação aconteceu entre 22 de julho e 7 de agosto: 29 pessoas foram detidas e 58 ações de apreensão de substâncias ilegais foram efetuadas.

“O tráfico de drogas continua sendo o pilar fundamental do crime organizado transnacional”, afirmou Jürgen Stock, secretário-geral da Interpol, com sede em Lyon.

Entre as drogas apreendidas estavam 139 milhões de comprimidos de Yaba, um estimulante viciante que contém metanfetamina e cafeína.

Em Mianmar, foram encontradas 13,5 toneladas de cianeto de sódio, precursor da metanfetamina e do ecstasy, enterradas em barris de 55 quilos cada.

Além disso, 2,3 toneladas de metanfetamina foram apreendidas a bordo de um navio na costa da Mianmar. A droga foi embalada para parecer café comercial da Costa do Marfim e tinha a Malásia como destino.

As autoridades cambojanas interceptaram 200 quilos de cetamina “disfarçada de chá comercial”, contrabandeada por dois cidadãos chineses.

dfa/chp/cm/mab/zm/fp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.