Um casal foi preso ao tentar fugir com um filhote de macaco-prego que foi capturado dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (16). Os envolvidos tentaram fugir de carro do local, mas o veículo foi interceptado pela Polícia Militar.
Durante a revista do veículo, os agentes encontraram redes de captura, alimentos utilizados como isca e o macaco-prego escondido dentro de uma mochila. O animal foi capturado com uma armadilha artesanal.
O macaco-prego foi encaminhado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para ser examinado por um veterinário e posteriormente devolvido para a floresta.
De acordo com a Polícia Federal, a suspeita é que o animal seria traficado por meio de redes sociais e feiras clandestinas.
O homem foi preso e autuado por receptação qualificada, caça ilegal dentro de área de reserva e maus-tratos aos animais. A mulher responderá por crime ambiental. O veículo foi apreendido.
*Sob supervisão de Pedro Osorio
Este conteúdo foi originalmente publicado em Casal é preso por tentar capturar macaco-prego na Floresta da Tijuca no site CNN Brasil.