Uma explosão em frente a uma clínica de fertilidade na Califórnia deixou pelo menos um morto no sábado, em um ataque que o FBI descreveu como “ato terrorista”, que está sendo investigado por autoridades estaduais.
A explosão ocorreu no centro de Palm Springs e abriu um enorme buraco na fachada do centro médico. Também quebrou janelas e portas de estabelecimentos próximos, observou um jornalista da AFP.
“Não se enganem, este foi um ato terrorista intencional”, disse à imprensa Akil Davis, chefe do FBI em Los Angeles.
“Esta é provavelmente uma das maiores investigações de atentados que já tivemos no sul da Califórnia”, acrescentou.
Davis confirmou que uma pessoa que estava perto da clínica no momento da explosão morreu e outras quatro ficaram feridas. Ele acrescentou que sua unidade está trabalhando para identificar o morto.
O prefeito Ron deHarte disse à AFP que os investigadores confirmaram que a bomba havia explodido dentro ou perto de um veículo.
Uma emissora de televisão local afiliada à ABC, citando uma fonte policial anônima, disse que o falecido é um dos suspeitos da explosão.
O chefe local do FBI disse à imprensa que, enquanto a unidade tenta identificar o falecido, manterá “essas informações confidenciais para proteger a integridade da investigação”.
Em um comunicado publicado nas redes sociais, a clínica afetada afirmou que nenhum funcionário ficou ferido neste “incidente trágico e inesperado”.
Tratamentos de fertilidade são um tema de ampla discussão nos Estados Unidos.
Os conservadores estão divididos sobre procedimentos como a fertilização in vitro, enquanto muitos os consideram um incentivo para as famílias americanas. O governo Trump parece ser favorável.
bur-jbr/acb/arm/db/jc