O presidente americano, Donald Trump, convidou o papa Leão XIV para visitar a Casa Branca em uma carta que seu vice-presidente JD Vance entregou nesta segunda-feira(19) ao primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos.
O Vaticano divulgou uma foto do papa com Vance e o chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, ambos católicos.
“O vice-presidente entregou ao papa uma carta do presidente e da primeira-dama”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. Afirmou que Trump espera que a visita aconteça o mais rápido possível.
Vance e Rubio assistiram à missa inaugural de seu pontificado na Praça São Pedro no domingo.
Leão XIV, de 69 anos, defendeu a paz e a expectativa era que discutisse com Vance e Rubio o papel do governo americano para encerrar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Trump conversa por telefone com seu colega russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira.
Vance se reuniu nesta segunda-feira com o monsenhor Paul Richard Gallagher, secretário das Relações com os Estados, disse o Vaticano em nota. Ambos celebraram as “boas relações bilaterais”, acrescentou.
Antes de se tornar papa, como cardeal ou bispo, Robert Prevost compartilhou na rede social X postagens que criticavam Trump e seu vice-presidente, especialmente por suas políticas de imigração.
Mas Vance, que se converteu ao catolicismo em 2019, insistiu no domingo que os Estados Unidos estão “muito orgulhosos dele” e o têm em suas orações no início “deste trabalho tão importante” à frente da Igreja Católica.
dk/bgs/erl/mel/jc/aa