Alemanha diz que China tem ‘responsabilidade com a paz mundial’ em relação ao conflito na Ucrânia

A Alemanha afirmou, nesta segunda-feira (19), que a China tem “uma responsabilidade com a paz mundial” depois que o ministro das Relações Exteriores alemão, Johann Wadephul, discutiu a ofensiva russa na Ucrânia com seu homólogo em Pequim, Wang Yi.

Wadephul e Wang conversaram por telefone em um momento de crescente preocupação entre as potências ocidentais sobre os laços entre China e Rússia, que se estreitaram desde que Moscou lançou sua invasão à Ucrânia em 2022.

“A guerra da Rússia na Ucrânia afeta interesses fundamentais dos europeus. A China tem responsabilidade com a paz mundial”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha no X após a ligação, o primeiro contato entre os dois diplomatas desde que Wadephul assumiu o cargo.

O Ministério das Relações Exteriores da China informou, após as negociações, que Wang afirmou que a China está comprometida em ajudar a alcançar “um acordo de paz justo, duradouro e vinculativo por meio do diálogo direto”.

O novo chefe de Governo da Alemanha, o chanceler Friedrich Merz, declarou na semana passada, em seu primeiro discurso de política geral ao Parlamento, que seu país está preocupado com o fortalecimento dos laços entre Pequim e Moscou e afirmou que pressionará a China a contribuir para a resolução do conflito na Ucrânia.

pyv/smk/lpt/an/mb/aa

X

Adicionar aos favoritos o Link permanente.