Um migrante morreu em um naufrágio na costa do norte da França, enquanto tentava chegar por mar ao Reino Unido. Outras 200 pessoas foram socorridas, informaram as autoridades francesas, nesta segunda-feira (19).
O norte da França é uma zona de trânsito de milhares de migrantes que buscam alcançar a costa inglesa. Entre janeiro e dezembro de 2024, mais de 36.800 migrantes fizeram a travessia a bordo de embarcações precárias, 25% a mais que em 2023.
O domingo registrou muitas tentativas, entre elas a de uma embarcação “sobrecarregada” que “se partiu” durante a noite, segundo a prefeitura marítima francesa do canal da Mancha e do Mar do Norte.
“Uma pessoa morreu”, 61 pessoas foram resgatas e outras foram dadas desaparecidas pela operação que mobilizou a imprensa francesa e britânica, segundo a mesma fonte.
No domingo, outros 139 migrantes a bordo de duas embarcações em risco foram resgatados, anunciou a prefeitura em outro comunicado. Todos os passageiros haviam pedido ajuda, acrescentou.
Ao menos 12 migrantes perderam a vida desde o início de 2025 enquanto tentavam alcançar a costa inglesa. Segundo as autoridades francesas, 78 pessoas morreram nessas travessias perigosas em 2024, número recorde desde 2018.
lg-cnp-zl/tjc/mb/lm/am