Suprema Corte permite que governo Trump revogue proteção migratória de 350 mil venezuelanos

A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou o governo do presidente americano, Donald Trump, a revogar a proteção migratória que impede que cerca de 350 mil venezuelanos sejam expulsos do país, em uma decisão divulgada nesta segunda-feira (19).

Os venezuelanos sofreram o impacto do ataque anti-imigração de Trump, cuja secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, revogou a extensão do Status de Proteção Temporária (TPS), que fornece cobertura legal a centenas de milhares de venezuelanos e os impede de serem deportados ou perderem seus empregos.

Em março, o juiz federal da Califórnia, Edward Chen, suspendeu temporariamente a decisão do governo por considerar que “cheira a racismo”.

O governo recorreu à Suprema Corte, de maioria conservadora, e pediu que anulasse a ordem do juiz.

Nesta segunda-feira, o tribunal máximo não eliminou o TPS, mas deferiu o pedido de emergência do governo enquanto o caso tramita na Justiça, deixando cerca de 350 mil venezuelanos à deriva.

Em 10 de janeiro, coincidindo com a posse presidencial de Nicolás Maduro em Caracas, o governo do ex-presidente democrata Joe Biden estendeu o TPS para venezuelanos por 18 meses, de 3 de abril de 2025 a 2 de outubro de 2026.

Os Estados Unidos concedem o TPS a estrangeiros que não podem retornar com segurança aos países de origem devido a guerras, desastres naturais ou outras circunstâncias “extraordinárias”.

erl/mel/aa/am

Adicionar aos favoritos o Link permanente.