Esports: atleta brasileiro cita bomba atômica e perde patrocínio japonês

O brasileiro Lucas Dias, mais conhecido como DiasLucas, fez com que sua equipe perdesse um patrocínio importante, que já durava seis anos, após cometer gafe nas redes sociais.

Lucas publicou foto de uma bomba atômica depois que a Team Liquid foi derrotada pela CAG Osaka, no Campeonato Internacional Reload, pela plataforma Rainbow Six Siege. Diante do ocorrido, a Honda encerrou a parceria com a equipe de eSports.

O jogador foi contratado em abril, ou seja, tem menos de um mês na equipe. A saída da Honda não vale apenas para o Rainbow Six, mas para todas as plataformas em que a Team Liquid atua, como, por exemplo, o League of Legends.

“Ganhamos da FaZe e perdemos para a poderosíssima CAG. Bola para a frente e até o próximo campeonato”, escreveu Lucas Dias, em uma rede social.


A publicação de Lucas Dias, que ocasionou na saída da Honda do quadro de patrocinadores da Team Liquid
A publicação de Lucas Dias, que ocasionou na saída da Honda do quadro de patrocinadores da Team Liquid • Reprodução/X

O contexto e o pós

A publicação do brasileiro pegou mal por conta do GIF, que faz alusão à detonação de uma bomba atômica. O episódio é marcante para os japoneses porque, em 1945, as cidades de Hiroshima e Nagasaki sofreram ataques deste calibre por parte dos Estados Unidos. A devastação foi histórica.

Depois da repercussão da postagem, Lucas a apagou e pediu desculpas. O estrago, no entanto, já estava feito, e a Honda decidiu retirar o patrocínio.

“Gostaria de me desculpar sinceramente pelo post que fiz após nossa última derrota. Cometi um grande erro ao usar aquele gif e entendo que isso tenha causado desconforto a muitas pessoas. Do fundo do meu coração, não foi minha intenção fazer qualquer referência ofensiva, mas reconheço que o contexto e a escolha foram inadequados”, disse o brasileiro.

As ações de Lucas Dias geraram uma punição equivalente a quatro meses de salário por parte do atleta, mas ele não foi desligado da equipe. Em comunicado, a Team Liquid confirmou que não viu preconceito por parte do brasileiro.

Veja a nota oficial da Team Liquid na íntegra

“Ao escolher uma que refletisse a intensidade de suas emoções, não percebeu a conexão dessa imagem com um momento doloroso da história do Japão. Acreditamos que não houve intenção maliciosa, mas uma falha de avaliação muito série e falta de sensibilidade. Imediatamente após a publicação, Lucas tomou a iniciativa de pedir desculpas aos jogadores da CAG por qualquer ofensa causada. Os jogadores da CAG ouviram e aceitaram o pedido de desculpas com elegância e compreensão e expressaram que viram o ocorrido como um erro, e não como um insulto deliberado. Embora isso não desfaça o impacto da postagem, acreditamos que reflete a sinceridade de Lucas sobre o erro, assim como seu arrependimento e seu caráter. Se tivéssemos identificado uma intenção maliciosa ou preconceituosa, ele seria removido da equipe.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Esports: atleta brasileiro cita bomba atômica e perde patrocínio japonês no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.