Mais de 150 acusados por crimes violentos são presos em operação no Amapá

Equipes da Polícia Federal e da Polícia Civil deflagraram, nesta segunda-feira (19), uma ação conjunta que prendeu 153 condenados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amapá. A Operação Harpia já acontece desde o ano passado e teve ao todo 171 prisões nesta terceira fase.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança do Amapá, o objetivo da ação era dar cumprimento definitivo aos mandados de prisão de crimes letais como homicídios, estupros de vulnerável, furtos, posses de arma de fogo e estelionatos.

Segundo o delegado João Paulo Bastos, da Polícia Federal no Amapá, 151 prisões foram feitas antes de segunda. Destas, 17 ocorreram fora do Amapá (Alagoas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Amazonas, Santa Catarina e Pará).

Já o número de prisões no dia da deflagração da operação foi de 20 pessoas, totalizando as 171 prisões da terceira fase da operação.

Fases anteriores

A primeira fase foi deflagrada no dia 6 de agosto de 2024, e 87 pessoas foram presas, sendo 81 no Amapá, duas em Santa Catarina, uma em São Paulo, duas no Rio Grande do Sul e uma no Pará.

Já a segunda fase ocorreu no dia 5 de novembro de 2024, na qual foram presas 144 pessoas, sendo 136 no Amapá, sete em outros estados e um apreendido na Guiana Francesa, com difusão vermelha da INTERPOL.

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança informou que o trabalho operacional segue o Plano de Governo da gestão, que prioriza a integração entre as forças de segurança do estado”.

A Operação Harpia contou com o apoio de 19 unidades policiais da Polícia Civil da capital e do interior do estado e surgiu por iniciativa da Polícia Civil (DECCP/Capturas) e do Grupo de Capturas da Polícia Federal (GCAP/PF).

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mais de 150 acusados por crimes violentos são presos em operação no Amapá no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.