A Polícia Civil de São Paulo desarticulou uma central clandestina de telemarketing usada para aplicar golpes bancários, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A estrutura criminosa funcionava em um sítio no bairro Água Azul, onde foram presos 11 suspeitos — sete mulheres e quatro homens — com idades entre 21 e 38 anos.
A ação aconteceu nesta segunda-feira (19), após policiais do Núcleo de Roubos de Carga identificarem um veículo com vidros escurecidos e parte traseira rebaixada trafegando pela Rodovia Presidente Dutra.
O condutor desobedeceu a ordem de parada, o que resultou em uma perseguição até a abordagem do carro. Embora o automóvel transportasse apenas alimentos e galões de água, o nervosismo do motorista levantou a suspeita dos agentes.
As investigações levaram os policiais até um sítio, onde descobriram que os mantimentos seriam entregues a uma base clandestina de telefonia, usada pelo grupo para se passar por funcionários de agências bancárias e enganar vítimas. Em um dos casos já confirmados, uma pessoa perdeu R$ 1,8 mil após seguir orientações dos falsos atendentes.
No local, os policiais apreenderam seis veículos, R$ 3,8 mil em espécie, 51 celulares, 86 chips telefônicos, cinco notebooks, além de papéis e cadernos com anotações. A perícia foi acionada para analisar os materiais encontrados.
Todos os suspeitos foram encaminhados à Delegacia Seccional de Guarulhos e presos pelos crimes de estelionato e organização criminosa.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia desmonta falsa central telefônica e prende 11 em Guarulhos (SP) no site CNN Brasil.