O Departamento de Estado norte-americano anunciou na segunda-feira (19) que irá impor restrições de visto a donos, executivos e altos funcionários de agências de viagem sediadas na Índia. A medida, segundo autoridades dos EUA, tem como objetivo combater redes de imigração ilegal que estariam sendo “facilitadas conscientemente” por essas empresas. As informações são da revista Newsweek.
De acordo com o Departamento de Estado, as restrições se baseiam na Lei de Imigração e Nacionalidade dos EUA, que autoriza a negação de entrada ao país a qualquer estrangeiro cuja presença seja considerada potencialmente prejudicial à política externa americana. As novas regras se aplicam inclusive a pessoas que normalmente se qualificariam para o Programa de Isenção de Visto.

A Missão Diplomática dos EUA na Índia afirmou que está atuando, por meio dos setores consular e de segurança diplomática, para identificar indivíduos envolvidos com o tráfico de pessoas e a facilitação de imigração irregular.
“Nossa política de imigração visa não apenas alertar estrangeiros sobre os perigos da imigração ilegal para os Estados Unidos, mas também responsabilizar aqueles que violam nossas leis”, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce. “Aplicar as leis de imigração dos EUA é fundamental para proteger os americanos e manter o Estado de Direito”, completou.
Em alerta publicado no sábado (17) em sua conta no X, antigo Twitter, a embaixada dos EUA na Índia advertiu viajantes para não ultrapassarem o período de permanência autorizado. “Se você permanecer nos Estados Unidos além do período autorizado, poderá ser deportado e enfrentar uma proibição permanente de entrada no futuro”, escreveu a missão diplomática.
As restrições fazem parte de um esforço interagências lançado pelo governo dos EUA para coibir fraudes e controlar melhor a imigração. Segundo a embaixada americana, indivíduos e governos estrangeiros que facilitarem a imigração ilegal estarão sujeitos a sanções, incluindo a proibição permanente de entrada no país.
O tema da migração irregular já vinha sendo tratado desde o início do segundo mandato do presidente Donald Trump. O secretário de Estado Marco Rubio e o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, discutiram o assunto em uma reunião realizada em janeiro. Além da migração, o encontro tratou das relações bilaterais e de cooperação internacional.
O post EUA acusam a Índia de facilitar imigração e impõem restrições de visto a agentes de viagem apareceu primeiro em A Referência.