Governo negocia com China para regionalizar suspensão do frango brasileiro

O governo federal negocia com autoridades chinesas para tentar regionalizar a suspensão das importações de frango do Brasil, após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

As tratativas estão sendo conduzidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária junto à Administração-Geral de Aduanas da China (GACC, na sigla em inglês).

O objetivo é convencer os chineses de que o foco da doença foi um caso isolado, sem impacto sobre outras regiões produtoras do país. Com isso, a restrição seria aplicada apenas para frangos do RS.

“Considerando as robustas medidas técnicas adotadas, o Brasil gostaria de explorar respeitosamente a possibilidade de uma abordagem regionalizada para este evento, em alinhamento com os princípios da OMSA e os procedimentos previstos em nosso protocolo bilateral de carne de frango” diz a nota técnica obtida pela CNN.

Pelas regras atuais, o acordo sanitário entre Brasil e China prevê a suspensão automática das exportações em casos de doenças como a gripe aviária.

O governo brasileiro, no entanto, busca flexibilizar essa norma, com base em precedentes de países como Japão e Singapura, que adotaram medidas regionais — restringindo os embarques apenas a áreas afetadas.

A expectativa é que a resposta da China, positiva ou negativa, sobre a proposta de limitar a suspensão apenas ao Rio Grande do Sul seja dada em, no máximo, duas semanas.

Conheça os assistentes virtuais integrados em carros no Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo negocia com China para regionalizar suspensão do frango brasileiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.