
Equipamento está em uma área restrita do aeroporto de São José dos Campos (SP) e deve ser levado para a sede do Inpe de Cachoeira Paulista (SP) ainda nesta semana, local onde será instalado para fazer o trabalho de previsão do tempo. Novo supercomputador do Inpe, que deve fazer previsões do tempo mais exatas, chega ao Brasil
Divulgação/Inpe
O novo supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) chegou ao Brasil, na manhã desta terça-feira (20). O equipamento teve um custo de R$ 25 milhões e deve fazer previsões do tempo mais exatas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o Inpe, o supercomputador está no aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O equipamento vai permanecer por mais alguns dias em uma área restrita do aeroporto para a conclusão da documentação alfandegária, que fiscaliza a entrada de mercadorias no país.
A previsão é que, após a liberação aduaneira, o supercomputador seja transportado ainda nesta semana para o prédio do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), na unidade do Inpe em Cachoeira Paulista (SP), onde será instalado.
O supercomputador foi adquirido por meio de licitação em 2024 pela empresa HPE-Cray. O novo sistema será operado no Inpe para a realização de previsões numéricas de tempo, clima e ambientais.
O instituto destaca que o novo sistema representará um salto significativo na capacidade de processamento de dados do Inpe, pois será possível aprimorar modelos numéricos de previsão do tempo e clima, desenvolver simulações ambientais mais detalhadas e reforçar o monitoramento de eventos extremos, como secas e tempestades.
Novo supercomputador do Inpe, que deve fazer a previsão do tempo mais exata, chega ao Brasil
Divulgação/Inpe
Em março, o Inpe começou a desmontar o supercomputador Tupã na unidade em Cachoeira Paulista (SP), que estava em operação desde 2010. Segundo o Inpe, o Tupã é considerado ultrapassado. Em 2017, ele recebeu uma atualização, com a instalação de um módulo que deu sobrevida ao trabalho de previsão do tempo, realizado pelo Instituto.
O novo supercomputador deve começar a operar em junho deste ano. De acordo com o Inpe, o Tupã leva cerca de 23 horas para fazer uma previsão, enquanto o novo equipamento deve levar apenas alguns minutos para executar o mesmo serviço.
De acordo com o Inpe, além de beneficiar o trabalho do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e da Defesa Civil, que atua em casos de desastres naturais, o equipamento também vai ajudar os setores de energia e agricultura.
Inpe começa a desmontar o supercomputador
Supercomputador Tupã, do Inpe, será substituido pelo novo equipamento de R$ 25 milhões.
Divulgação/Inpe
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina