Pelo terceiro dia consecutivo, moradores das cidades de Alagoas, menos no sertão do estado, amanheceram sob alerta para a ocorrência de chuvas fortes.
De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 84 dos 102 municípios estão em alerta laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial).
O nível amarelo indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros ao longo do dia. Já o nível laranja sinaliza chuvas mais fortes, que podem chegar a 30 a 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, com maior risco de ocorrência de desastres naturais.
Maceió é uma das 37 cidades em alerta laranja. Nas redes sociais, moradores compartilharam a situação enfrentada em alguns bairros. No Jacintinho, um dos mais populosos da capital, um motociclista foi arrastado pela enxurrada na noite de segunda-feira (19) depois de cair em um buraco. Ele foi socorrido por moradores com ajuda de corda. Veja o vídeo:
Ainda em Maceió, na região da orla, garagens de prédios ficaram completamente alagadas no fim de semana e veículos praticamente submersos. Na região central, convidados de um casamento ficaram ilhados.
De acordo com a Defesa Civil, as regiões Metropolitana, Norte e zona da Mata são as mais atingidas até o momento em Alagoas. Ao todo, 377 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no Estado.
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas. Em caso de emergência, deve-se acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Quase 90 municípios de Alagoas estão em alerta para chuvas fortes no site CNN Brasil.