CBF: STF arquiva pedido de Ednaldo Rodrigues para retornar à presidência

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou, nesta terça-feira (20) o pedido de Ednaldo Rodrigues para retornar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A decisão do ministro acontece após Ednaldo desistir do recurso contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que o afastou da presidência da entidade. O ex-mandatário da CBF declarou que não irá concorrer a qualquer cargo ou apoiar qualquer candidato e finalizou “desejando sucesso e boa sorte àqueles que vão assumir a gestão do futebol brasileiro”.

Além de arquivar o pedido, Gilmar Mendes também tornou sem efeito o despacho do último domingo (18), no qual solicitou manifestação das partes envolvidas, além da AGU e da PGR.

Além de ter sido destituído da presidência, Ednaldo Rodrigues também perdeu a cadeira que ocupava representando a Conmebol no Conselho da Fifa. A perda de prestígio com Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, e Gianni Infantino, líder da Fifa, foi um dos motivos para a desistência de Ednaldo tentar retomar a presidência da CBF.

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF na última quinta-feira (15). A decisão foi motivada por uma suposta falsificação da assinatura do Coronel Nunes, um dos vice-presidentes da entidade, em um documento que reforçava o poder de Ednaldo dentro da CBF.

Com isso, Fernando Sarney foi nomeado interventor provisório da CBF, responsável por convocar novas eleições “o mais rápido possível”. Na última sexta-feira (16), Sarney convocou as novas eleições para o dia 25 de maio.

Com o apoio de 25 das 27 federações, Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense, será o único candidato no pleito.

Este conteúdo foi originalmente publicado em CBF: STF arquiva pedido de Ednaldo Rodrigues para retornar à presidência no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.