Morgan Stanley prevê Ibovespa em 189 mil pontos em meados de 2026

Com perspectiva de mudança de governo nas próximas eleições e com o preço barato das ações, o Morgan Stanely elevou a recomendação dos papéis brasileiros para overweight — o equivalente à compra.

Em relatório publicado nesta terça-feira (20), o banco de investimento prevê que o principal índice da bolsa brasileira alcance os 189 mil pontos em meados de 2026 — alta de 36% ante o cenário atual.

O Ibovespa voltou a bater recorde nesta sessão e fechou acima dos 140 mil pontos pela primeira vez na história. Foi o segundo dia seguido de máxima histórica do pregão.

“Estamos nos tornando mais construtivos em relação às ações latino-americanas, especialmente no que se refere ao Brasil, pois acreditamos que um calendário eleitoral movimentado nos próximos 18 meses abre a oportunidade de iniciar uma mudança política muito necessária, especialmente em relação à política fiscal”, escreveram os analistas do Morgan Stanley.

O banco norte-americano citou a queda da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontando que o índice de aprovação está “substancialmente abaixo da média” de outros presidentes em primeiro mandato e que posteriormente foram reeleitos.

“[…] vemos sinais de enfraquecimento do apoio à plataforma política atual em relação à história. O índice de aprovação líquida (aprovação menos desaprovação) do presidente Lula em seu atual terceiro mandato está seguindo o do ex-presidente Bolsonaro no mesmo período no poder”.

Os analistas do banco também apontaram como sinais positivos o pico da taxa de juros, fraqueza do dólar ante o real e taxas globais mais baixas, “o que poderia beneficiar o Brasil por meio do canal financeiro”.

Apesar do cenário positivo, o Morgan Stanley ponderou os impactos que as tarifas impostas pelos Estados Unidos podem trazer aos ativos, sobretudo nos preços do petróleo e outras commodities.

No relatório distribuído aos clientes, o Morgan Stanley reforçou a opinião de que as ações no Brasil estão com preços descontados.

O banco de investimento ainda afirmou que adicionou em seu portfólio ações de serviços financeiros, empresas estatais, serviços públicos e concessões, mas ressaltou que energia e agricultura continuam como pilares da tese de investimento.

“O Brasil está barato, tem um mercado de capitais profundo com um posicionamento extremo em renda fixa para financiar um déficit orçamentário de aproximadamente 10%, em conjunto com uma alocação em ações em níveis historicamente baixos”.

China investe no Brasil em delivery, energia e mineração; veja lista

Este conteúdo foi originalmente publicado em Morgan Stanley prevê Ibovespa em 189 mil pontos em meados de 2026 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.