Marca número 13 do ranking de vendas no Brasil, a Citroën atingiu, na última segunda-feira (19), um marco relevante: a produção da unidade de número 1 milhão na fábrica de Porto Real, no sul do estado do Rio de Janeiro. A unidade comemorativa foi um exemplar do Citroën Basalt Shine na cor vermelho rubi. A planta da Stellantis no RJ se prepara para produzir um carro inédito em 2026.
A história da Citroën no Brasil começou nos anos 1920 com importadores e representantes que vendiam os modelos produzidos na França. Após o período de proibição na ditadura militar, a marca francesa voltou a operar no país em 1991 e teve como representante oficial Sérgio Habib, hoje presidente da JAC Motors. Mas a produção nacional só começou 20 anos depois.
O complexo industrial, atualmente integrante do Polo Automotivo Stellantis, iniciou suas atividades em 2001 com a fabricação do monovolume Citroën Xsara Picasso. Desde então, o local abrigou a produção de 11 modelos, incluindo sucessivas gerações do hatchback C3 e do SUV Aircross, além do C4 Cactus, entre outros. Além disso, também fabricou carros da Peugeot. Agora em 2025, a Citroën chegou ao carro número 1.000.000.
“A Citroën sempre imprimiu em sua história a sua busca constante em entregar design, conforto, inovação e o prazer de dirigir aos seus clientes, estando a bordo de um Citroën Xsara Picasso, um Citroën Aircross ou um Citroën Basalt”, disse Felipe Daemon, vice-presidente da marca Citroën para a América do Sul.
Para os próximos anos, Porto Real será o berço de outro carro importante para a Stellantis: o Jeep Avenger. Para isso, há o plano de investimento de R$ 3 bilhões até 2030. O aporte visa ampliação da capacidade produtiva e integração de novos fornecedores. “Esse número reforça a importância estratégia da fábrica para a Stellantis na América do Sul e pavimenta o caminho para um futuro promissor”, diz Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis.
Citroën Basalt
Atualmente a planta produz três modelos da Citroën: C3, Aircross e Basalt. O último foi o escolhido para marcar o milionésimo carro fabricado. Com 4,34 de comprimento e distância entre-eixos de 2.64 metros, o Basalt se destaca pela coluna C bem saliente, que evoca um carro com visual esportivo e robusto ao mesmo tempo.
As lanternas chamam atenção pelo desenho que invade a lateral e, apesar de não serem em LED, criam uma assinatura luminosa. Outro detalhe do design são os “Color Touchs“, pequenos toques de cor que identificam visualmente as diferentes versões.

O Basalt é oferecido com duas opções de motorização. A primeira é o motor 1.0 Firefly, que oferece até 75 cv de potência acoplado com câmbio manual de cinco marchas. Segundo a fabricante, é capaz de fazer até 14,6 km/l na estrada com gasolina. A outra opção motor Turbo 200, que entrega até 130 cv de potência e é acoplado a uma transmissão automática CVT de sete marchas, oferecendo três modos de condução: normal, Eco e Sport.
Para celebrar o Marco de 1.000.000 de carros produzidos, a a Citroën traz uma condição comercial especial comemorativa: bônus de até R$ 6 mil na troca do veículo usado, financiamento com taxas promocionais e prazos facilitados

Veículos da Citroën fabricados no Brasil
• 1° veículo produzido: Citroën Xsara Picasso
(lançamento industrial: dez/2000 e lançamento comercial: mar/2001)

- 1ª geração: Citroën C3
(lançamento industrial: abr/2003 e lançamento comercial: mai/2003) - Citroën Xsara Picasso
(lançamento industrial: jun/2007 e lançamento comercial: ago/2007) - Citroën C3 Aircross
(lançamento industrial e comercial: ago/2010) - Citroën C3 Picasso
(lançamento industrial e comercial: mai/2011) - 2ª geração: Citroën C3
(lançamento industrial e comercial: ago/2012) - 2ª geração: Citroën Aircross
(lançamento industrial: nov/2015 e lançamento comercial: dez/2015)

- Citroën C4 Cactus
(lançamento industrial: jul/2018 e lançamento comercial: ago/2018) - 3ª geração: Citroën C3
(lançamento industrial: jul/2022 e lançamento comercial: ago/2022)

- Citroën Aircross
(lançamento industrial e comercial: nov/2023 (5L) e fev/2024 (7L) - Citroën Basalt
(lançamento industrial: set/2024 e lançamento comercial: out/2024)
Novo Citroën C3 turbo ganha versão PCD e taxista; saiba preços
Este conteúdo foi originalmente publicado em Citroën completa 1 milhão de carros feitos no Brasil; relembre os modelos no site CNN Brasil.