O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou Kursk pela primeira vez desde que Moscou alegou ter recapturado completamente a região após uma incursão surpresa das forças ucranianas no ano passado, informou a agência de notícias estatal russa TASS nesta quarta-feira (21).
Putin se encontrou com líderes municipais na cidade de Kurchatov e visitou a usina nuclear de Kursk, que está atualmente em construção, disse o Kremlin, de acordo com a TASS.
Imagens de vídeo publicadas pela mídia estatal russa mostraram Putin vestido de terno falando com o que pareciam voluntários locais.
A agência de notícias não informou quando a visita ocorreu.
Em agosto passado, a Ucrânia lançou uma incursão surpresa em Kursk, capturando rapidamente território na que foi a primeira invasão terrestre da Rússia por uma potência estrangeira desde a Segunda Guerra Mundial.
Desde então, a Rússia, com o apoio de soldados norte-coreanos, tem lutado contra as forças da Ucrânia a partir de suas fronteiras, enquanto Kiev investiu recursos preciosos para manter seu território, com a intenção de usá-lo como moeda de troca em quaisquer negociações de paz.
Putin afirmou no mês passado que as forças russas haviam recapturado Kursk e disse que soldados norte-coreanos participaram dos combates para recuperar território na região.
Kyiv insiste que suas tropas estão lutando ferozmente para preservar sua posição no território. Na semana passada, a Ucrânia disse que ainda estava travando uma guerra terrestre dentro da Rússia.
“Continuamos nossas operações ativas nas regiões de Kursk e Belgorod – estamos defendendo proativamente as áreas de fronteira da Ucrânia”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em seu discurso noturno na última quarta-feira (14).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Putin faz a primeira visita a Kursk desde que a Rússia recapturou a região no site CNN Brasil.