Milei chama sonegadores de “heróis” e critica quem paga impostos

O presidente da Argentina, Javier Milei (Partido Libertário), exaltou os contribuintes argentinos que sonegam impostos e os chamou de “heróis”.

Por outro lado, o chefe do Executivo disse que pessoas que pagam os tributos regularmente possivelmente não possuem “talento ou coragem” para sonegar.

Milei expôs suas opiniões em entrevista ao noticiário portenho “Otra Mañana”, do canal A24, nesta segunda-feira (19).

A conversa teve como assunto central a proposta de Milei de regulamentar cerca de US$ 300 bilhões que os argentinos mantêm como reserva, principalmente em espécie, no sistema bancário local.

O chefe da Casa Rosada não detalhou se a medida será por meio de lei ou decreto. O que está posto é que o governo não exigirá a comprovação da origem dos recursos. O projeto está em montagem pelo Executivo.

“O que é ilegal?” perguntou o presidente. “Aqueles que tentaram se defender de políticos criminosos são heróis, não criminosos.”

De acordo com o presidente argentino, os dólares são guardados “no colchão” para fugir de impostos e podem estimular a economia regular do país ao serem integrados ao sistema bancário.

Nessa linha, Milei comparou o Estado argentino a um ladrão.

“Sinto muito por quem não pôde escapar, mas o outro [o sonegador] não fez nada de errado”, disse. “Aquele que conseguiu escapar [do Fisco], ótimo. Não posso puni-lo porque conseguiu fugir do ladrão [o Estado]”, disse.

“Tenho de recompensar quem ficou na prisão [dos impostos] porque outro conseguiu sair do cárcere que os políticos nos impõem? Talvez ele [quem paga imposto] não tivesse talento ou coragem para sair do sistema”, afirmou.

Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor

Este conteúdo foi originalmente publicado em Milei chama sonegadores de “heróis” e critica quem paga impostos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.