Aplausos em Cannes podem indicar vitória da Palma de Ouro?

Todo ano o tempo de aplausos para os filmes no Festival de Cannes vira notícia. Isso porque mostra como a produção foi recebida pelo público na sessão de estreia, que conta com críticos, jornalistas e convidados. Mas essa métrica pode indicar quem vai vencer a Palma de Ouro?

Historicamente, uma coisa não está relacionada com a outra. Por exemplo, o “O Labirinto de Fauno” detém o recorde, tendo sido ovacionado por 22 minutos, mas deixou a edição de 2006 sem prêmios.

Outro exemplo é o filme “Amor Bandido” que, em 2012, recebeu 18 minutos de aplausos, mas perdeu a Palma de Ouro para “Amour”“Demônio de Neon”, de 2016, é mais um título que se destacou na sessão de estreia, com 17 minutos de ovação, mas não na cerimônia de prêmios.

“Era Uma Vez na Américana” (15 minutos), em 1984, “Obsessão” (15 minutos), de 2017, “Capernaum” (15 minutos), em 2018, “A Semente do Fruto Sagrado” (14 minutos), em 2024, são outros casos que não ganharam o prêmio máximo de Cannes.

Em 2004, no entanto, o filme mais ovacionado da edição, “Fahrenheit 9/11”, que recebeu 20 minutos de aplauso, ganhou a Palma de Ouro.

Este ano, “Sentimental Value” foi aplaudido por 19 minutos, entrando para a história do Festival de Cannes, superando o brasileiro “O Agente Secreto” que, até então, havia recebido a maior aclamação da edição, de13 minutos. A cerimônia de entrega da Palma de Ouro de 2025 está marcada para sábado (24).

O Agente Secreto: o que se sabe do filme brasileiro exibido em Cannes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Aplausos em Cannes podem indicar vitória da Palma de Ouro? no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.