Familiares e dependentes de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afetados por descontos associativos indevidos podem pedir o ressarcimento.
De acordo com a Previdência Social, é necessário marcar atendimento e apresentar documentos que comprovem vínculo com o segurado. Saiba como pedir o ressarcimento pelos herdeiros.
Os parentes do segurado devem ligar para a Central de Atendimento 135 para marcar um atendimento na Agência da Previdência Social. Na visita, os herdeiros devem apresentar documentos que comprovem o vínculo com o beneficiário falecido.
Com o vínculo comprovado, o parente deverá dizer se o desconto foi indevido, para que siga o fluxo estabelecido pelo INSS.
A partir dessa etapa, o parente segue o caminho no aplicativo Meu INSS ou para a Central de Atendimento 135, para contestar o pagamento associativo indevido e solicitar o requerimento.
O INSS reforça que os atendimentos são realizados pelo aplicativo ou pelo telefone 135. A Previdência Social não entra em contato com aposentados e pensionistas por mensagens de texto, ligações ou perfis em redes sociais.
Veja o passo a passo para questionar descontos de entidades associativas:
- Entre no Meu INSS
- Informe seu CPF e senha
- Siga para “Do que você precisa?”
- Digite: “consultar descontos de entidades”
- Caso tenha descontos, marque se foram ou não autorizados
- Informe e-mail e telefone para contato
- Declare se os dados são verdadeiros
- Confirme no botão “Enviar Declarações”
A entidade terá até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização da cobrança. Caso não consiga, contará com mais 15 dias para realizar a devolução do valor.
A quantia não será depositada diretamente na conta dos aposentados ou pensionistas, como forma de proteger os dados bancários e prevenir novas fraudes.
O valor será restituído ao INSS, responsável por repassar o montante aos beneficiários.
Conheça as principais fraudes contra beneficiários do INSS
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fraude no INSS: herdeiros têm direito ao ressarcimento; saiba como pedir no site CNN Brasil.