A série “Sítio do Picapau Amarelo”, inspirada nas histórias de Monteiro Lobato, tem atravessado gerações, representando a literatura infantil do Brasil. Enquanto a primeira adaptação para a televisão foi lançada em 1952, a mais recente foi lançada em 2024, no SBT.
Entre as versões mais populares se destacam a primeira versão da Globo em 1977, que contou com Dorinha Duval e Dirce Migliaccio em seu elenco. Já em 2001, a versão da trama com Isabelle Drummond como a boneca Emília também ganhou destaque.
Conheça todas as versões do “Sítio do Picapau Amarelo” na televisão
A primeira adaptação da história na televisão aconteceu em 1952, na TV Tupi. Ao todo, foram gravadas 12 temporadas, exibidas até março de 1963. Lúcia Lambertini, que interpretava Emília, levou o programa para uma 13ª temporada na TV Cultura, onde ela mesma passou a assinar o roteiro e dirigir.
Em 1967, a Band lançou mais uma adaptação, permanecendo por 3 temporadas até 1969. Como diferencial, a série foi toda filmada em um sítio real.
Foi só em 1977 que a TV Globo produziu a sua primeira versão, que é considerada uma das principais até hoje e teve, ao todo, 10 temporadas, exibidas até 1986. Em 2001, outra versão foi lançada pela emissora, que contou com a atriz Isabelle Drummond em seu elenco e se estendeu até 2007.
Em 2024, a mais recente versão foi lançada para o streaming do SBT, o +SBT. A série ainda é exibida aos sábados de manhã, às 10h30, no canal aberto da emissora.
Além da TV, algumas outras versões da obra de Lobato foram adaptadas para o cinema e para a animação.
Assista ao 1º capítulo completo da versão mais recente de “O Sítio do Picapau Amarelo”
Parque temático do Sítio do Picapau Amarelo será inaugurado em 2025
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Sítio do Picapau Amarelo”: conheça todas as versões da série na televisão no site CNN Brasil.