Contrato de concessão de linhas 11–Coral e 12–Safira é assinado pelo Governo de São Paulo


Projeto para a Linha 11 inclui a extensão até o distrito de César de Sousa, enquanto na Linha 12 o trajeto será estendido até Suzano. Contrato de 25 anos abrange também a Linha 13–Jade e o serviço Expresso Aeroporto. Investimento estimado é de R$ 14,3 bilhões. CPTM assina concessão de linhas 11, 12 e 13
O contrato de concessão patrocinada do Lote Alto Tietê, que inclui as linhas 11–Coral e 12–Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi oficialmente assinado entre o Governo de São Paulo e a empresa Trivia Trens, do Grupo Comporte Participações. O documento foi publicado nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial e formaliza a entrega da operação dessas linhas à iniciativa privada pelos próximos 25 anos.
As duas linhas atendem diretamente a população do Alto Tietê. No caso da Linha 11, a concessão inclui a extensão até o distrito de César de Sousa, em Mogi das Cruzes, com a criação de uma nova estação e 4 quilômetros adicionais de trilhos. A linha também terá redução nos intervalos: o tempo entre os trens passará para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano, e para 6 minutos entre Suzano e César de Sousa.
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A Linha 12 também será ampliada. Hoje com ponto final em Calmon Viana, em Poá, o trajeto será estendido até Suzano, com 2,7 quilômetros de novos trilhos.
Com isso, a expectativa é encurtar o tempo de espera para os passageiros: entre Brás e Itaquaquecetuba, o intervalo cairá para 3 minutos e 15 segundos. Entre Itaquaquecetuba e Suzano, a previsão é de 6 minutos e meio entre os trens.
Essas mudanças fazem parte de um pacote maior de intervenções nas três linhas incluídas na concessão, que ainda abrange a Linha 13–Jade e o serviço Expresso Aeroporto.
No total, o contrato prevê a construção de 10 novas estações, reforma em outras 24 e a reconstrução completa de mais quatro. A meta é atender até 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040, segundo projeções do governo.
Linha 11-Coral deverá chegar até o distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes
TV Diário/Reprodução
O investimento estimado é de R$ 14,3 bilhões ao longo do contrato. Os primeiros 12 meses após a data de eficácia serão dedicados à fase pré-operacional, com treinamentos, adaptação tecnológica e transferência gradual da operação, sob acompanhamento da CPTM. Em seguida, começa a operação assistida, que dura mais um ano, e depois a gestão plena das linhas passa para a concessionária, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
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🚉 Linha 11 – Coral
Na linha 11-Coral, atualmente a CPTM transporta em média 520 mil passageiros por dia útil. Em 2040, estudos de demanda apontam que essa demanda vai aumentar para algo em torno de 690 mil na média, por dia útil.
Ao todo, 22 km a mais de trilhos na linha 11-Coral, com a extensão de dois trechos: de Luz até Barra Funda, uma obra sendo feita hoje pela CPTM, e na ponta da linha, que aí sim é o que importa para o Alto Tietê, de Estudantes até César de Sousa, em um trecho de cerca de 4 quilômetros.
A futura estação em César de Sousa, em Mogi, vai seguir na mesma faixa de domínio, que atualmente já é operada pela MRS, logo depois da Avenida Ricieri José Marcatto, segundo a SPI.
A passagem em nível que há no local será fechada e a própria Prefeitura de Mogi das Cruzes já tem um projeto de viaduto naquela região. A estação estará localizada logo após a atual passagem em nível.
Investimento: R$ 5,4 bilhões;
expansão: 4 km — sentido Mogi das Cruzes;
novas estações: Bom Retiro, Lajeado e César de Sousa;
intervalo entre trens: 3 minutos no trecho entre Barra Funda e Suzano, e 6 minutos entre Suzano e César de Sousa.
Como ficará o trajeto?
Palmeiras – Barra Funda ➡ Bom Retiro ➡ Luz ➡ Brás ➡ Tatuapé ➡ Corinthians – Itaquera ➡ Dom Bosco ➡ José Bonifácio ➡ Guianeses ➡ Lajeado ➡ Antônio Gianetti Neto ➡ Ferraz de Vasconcelos ➡ Poá ➡ Calmon Viana ➡ Suzano ➡ Jundiapeba ➡ Braz Cubas ➡ Mogi das Cruzes ➡ Estudantes ➡ César de Sousa.
🚉 Linha 12 – Safira
Na linha 12-Safira, hoje a CPTM transporta mais ou 230 mil passageiros, na média, por dia útil e a gente está prevendo um incremento de demanda para mais de 400 mil passageiros, na média, por dia útil.
Na linha 12, a previsão é de extensão de Calmon Viana até Suzano, com cerca de 3 quilômetros.
Investimento: R$ 3,2 bilhões;
expansão: 2,7 km — sentido Suzano;
nova estações: Cangaíba;
intervalo entre trens: 3 minutos e 25 segundos.
Como ficará o trajeto?
Brás ➡ Tatuapé ➡ Gabriela Mistral* ➡ Cangaíba ➡ Engenheiro Goulart ➡ USP Leste ➡ Comendador Ermelino ➡ São Miguel Paulista ➡ Jardim Helena – Vila Mara ➡ Itaim Paulista ➡ Jardim Romano ➡ Engenheiro Manoel Feio ➡ Itaquaquecetuba ➡ Aracaré ➡ Calmon Viana ➡ Suzano.
*A ser construída pelo Metrô.
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