
Conteúdo tem dublagem de IA que manipula pronunciamento original, feito na Cúpula Rússia-África, em 2023. Líder de Burkina Faso não mencionou Lula na ocasião. É #FAKE vídeo de Ibrahim Traoré ameaçando Lula; gravação foi feita com inteligência artificial
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um pronunciamento do capitão militar Ibrahim Troaré, que governa a Burkina Faso desde outubro de 2022, no qual ele teria feito uma série de ameaças ao presidente Lula (PT). É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo falso?
O vídeo foi publicado no YouTube, em 19 de maio de 2025, com o título: “Guerra Diplomática no Ar: Ibrahim Traoré Revela Segredos que Ameaçam Lula”. O conteúdo tem mais de 1,8 milhão de visualizações e também circula nas redes sociais. Ele mostra Ibrahim Troaré em um suposto pronunciamento, em português, dirigido a Lula, no qual ele teria feito uma série de ameaças e acusações:
“Hoje falo diretamente a você, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil. […] Em um mundo onde o silêncio é cumplicidade, neutralidade é traição. […] Se você quer ser um aliado do Sul Global, prove. Pare de assinar acordos que entregam sua soberania. […] E você, Lula? Vai ficar do lado certo ou vai deixar seu país ser um peão nesse jogo maldito?”
⚠️ Por que o vídeo é falso?
O vídeo foi dublado em português por inteligência artificial (IA) e alterou a fala verdadeira de Traoré. O Fato ou Fake fez uma busca reversa com um frame (foto) do conteúdo falso e encontrou o pronunciamento original, realizado em 28 de julho de 2023, durante a Cúpula Rússia-África, em São Peterburgo. Não há nenhuma menção ao Brasil ou a Lula na transcrição completa da declaração original.
Na ocasião, o líder de Burkina Faso falou sobre a relação do país com a Rússia e criticou líderes de países africanos que governam em alinhamento com países ocidentais:
“É decepcionante porque, na Europa, quando as pessoas pegam em armas para defender sua pátria, são chamadas de patriotas. […] Nós, chefes de Estado africanos, precisamos parar de nos comportar como marionetes que dançam sempre que os imperialistas mexem os pauzinhos”, disse Traoré.
O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao Hive Moderation, ferramenta que detecta uso de IA em imagens e áudio. Resultado: o aúdio tem 99,8% de chances de ter sido produzido com esse recurso.
Para buscar a origem do vídeo usado no post falso, o Fato ou Fake fragmentou o conteúdo em frames. Depois, usou uma dessas fotos para fazer uma busca reversa com o Yandex, site russo similar ao Google. O resultado apontou para um vídeo do YouTube, publicado pela emissora de rádio de Burkina Faso, em 28 de julho de 2023. O título do conteúdo dizia: “2ª CÚPULA RÚSSIA-ÁFRICA: Discurdo o Chefe de Estado, Capitão Ibrahim Traoré”.
📌 Qual é o contexto da Fake?
Traoré comanda um regime de exceção em Burkina Faso, país da África Ocidental, desde setembro de 2022, quando chegou ao poder através de um golpe de estado, derrubando o presidente Paul-Henri Sandaogo Damiba.
Com a tomada de poder, a constituição burkineonse foi suspensa, as fronteiras foram fechadas e todas as atividades políticas e da sociedade civil permanecem suspensas.
Em janeiro de 2023, o novo regime expulsou militares franceses presentes no país, em meio a um movimento de aproximação do país com a Rússia, sob a justificativa de que Moscou estaria mais preparada para ajudar a Burkina Faso a conter o avanço jihadista no país.
Desde que assumiu o governo, Traoré vocaliza posições contrárias à presença de países ocidentais na África, associados à imposição do colonialismo no continente durante os séculos XIX e XX. A Burkina Faso conseguiu sua independência da França em 1960.
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)