Onde assistir “O Sal da Terra”, documentário sobre Sebastião Salgado

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado morreu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos. Além de fotojornalista, ele também atuava como ativista contra o desmatamento e a pobreza no Brasil, e por causa de suas ações em prol do meio ambiente, virou tema de documentário que concorreu ao Oscar.

“O Sal da Terra”, dirigido pelo cineasta Wim Wenders — e em parceria com Juliano Salgado, filho mais velho do fotógrafo —, acompanha a trajetória de Salgado, mostrando sua jornada para representar civilizações e regiões esquecidas, além de apresentar a criação de uma de suas maiores obras, “Gênesis”.

O documentário foi indicado ao Oscar em 2015, o qual perdeu para norte-americano Citizenfour; mas conquistou o prêmio César de Melho Documentário. A produção pode ser assistida no catálogo do Globoplay, ou no Prime Video, por meio de aluguel na plataforma.

Nascido em 1944 em Minas Gerais, ele deixa dois filhos. Salgado iniciou sua carreira em 1973 já visitou mais de 100 países para desenvolver projetos de fotografia.

A família de Salgado divulgou uma nota comunicando o falecimento e a causa da morte. Leia abaixo na íntegra:

“É com grande tristeza que comunicamos o falecimento de Sebastião Salgado. Durante mais de cinco décadas, Sebastião e sua inseparável companheira Lélia Wanick Salgado construíram uma obra fotográfica inigualável, com um conteúdo profundamente humanista e um olhar sensível sobre as populações mais desfavorecidas e os problemas ambientais que ameaçam nosso planeta. Com Lélia, fundou o Instituto Terra, uma organização de reflorestamento em Aimorés, no estado de Minas Gerais (Brasil), que já plantou mais de 3 milhões de árvores. Por meio das lentes de sua câmera, Sebastião lutou incansavelmente por um mundo mais justo, mais humano e mais ecológico. Fotógrafo que viajou pelo mundo sem cessar, ele contraiu uma forma particular de malária em 2010 na Indonésia, como parte de seu projeto Gênesis. Quinze anos depois, as complicações dessa doença se transformaram em uma leucemia grave. Além de sua esposa Lélia, Sebastião deixa seus filhos Juliano e Rodrigo e seus netos Flávio e Nara”. 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Instituto Terra (@institutoterraoficial)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Onde assistir “O Sal da Terra”, documentário sobre Sebastião Salgado no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.