Ataque “massivo” da Rússia à Kiev: Ucrânia diz que 15 pessoas foram feridas

A Rússia lançou dezenas de drones de ataque e mísseis balísticos contra Kiev durante a noite, em um dos maiores ataques aéreos combinados contra a capital ucraniana nos três anos de guerra, danificando vários prédios de apartamentos e ferindo 15 pessoas.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou em uma publicação nas redes sociais que foi uma “noite difícil” para a Ucrânia e pediu novas sanções internacionais para pressionar Moscou a concordar com um cessar-fogo.

Nas primeiras horas da manhã, testemunhas da Reuters viram e ouviram ondas sucessivas de drones sobrevoando Kiev, e uma série de explosões abalou a cidade. A capital também reverberou com o som de baterias antiaéreas tentando derrubar os drones.

Imagens de fotógrafos da Reuters mostraram um brilho vermelho-alaranjado iluminando a cidade enquanto nuvens de fumaça se espalhavam pelo horizonte. No último andar de um prédio de apartamentos, fumaça e chamas saíam de uma janela da sacada enquanto os bombeiros tentavam se aproximar.

A administração militar da cidade de Kiev e a polícia relataram danos em seis distritos da capital ucraniana, com um total de 15 feridos até o momento.

Ao amanhecer deste sábado (24), moradores de um prédio de apartamentos nos arredores do centro de Kiev avaliavam os danos causados ​​pelos drones.

Dezenas de janelas foram quebradas e varandas de um lado do prédio foram destruídas.

“Gostaria que concordassem com um cessar-fogo. Bombardear pessoas assim”, disse Olha Chyrukha, moradora de 64 anos. “Coitadas das crianças! Minha neta de três anos gritava de medo.”

O distrito de Obolon, no extremo noroeste de Kiev, foi o mais atingido, disseram as autoridades. Uma moradora, Olha Kalina, de 42 anos, disse que seu apartamento foi atingido.

Ela estava passando a noite com os pais em outro lugar, mas dois de seus filhos, de 20 e 13 anos, estavam no apartamento. “As crianças me ligaram às três da manhã e disseram: ‘Mãe, fomos atingidos. A varanda está pegando fogo’.”

Kalina correu para o local e encontrou seus filhos abrigados em um estacionamento subterrâneo próximo, com os rostos enegrecidos pela fumaça. Ela disse que o apartamento não estava mais habitável devido aos danos causados ​​pelo incêndio.

Negociações de cessar-fogo

Tanto a Ucrânia quanto a Rússia disseram que atenderão ao pedido do presidente dos EUA, Donald Trump, para novas negociações sobre um acordo de paz. Os dois lados realizaram uma grande troca de prisioneiros na sexta-feira, o que Trump sugeriu que poderia ser o primeiro passo para desenvolvimentos mais positivos.

No entanto, Moscou e Kiev se acusaram mutuamente de não levarem a sério a busca pelo fim dos conflitos.

Em uma publicação na plataforma de mídia social Telegram, Zelensky disse: “A cada ataque desse tipo, o mundo se convence de que a razão para o prolongamento da guerra é Moscou.”

“Somente sanções adicionais contra setores-chave da economia russa forçarão Moscou a concordar com um cessar-fogo.”

A Força Aérea da Ucrânia informou que a Rússia disparou 14 mísseis balísticos contra alvos em toda a Ucrânia durante a noite e lançou 250 drones de longo alcance, sendo Kiev o principal alvo.

Não houve comentários imediatos da Rússia sobre os ataques noturnos.

Os ataques ocorreram após vários dias de ataques de drones ucranianos – cerca de 800 ataques – contra alvos dentro da Rússia, incluindo a capital Moscou.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, prometeu na sexta-feira (23) responder a esses ataques.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.