
O brasileiro Wagner Moura venceu neste sábado (24) o prêmio de melhor interpretação masculina no 78º Festival de Cannes por “O Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho. O diretor recebeu o prêmio, entregue pela espanhola Rossy de Palma, em nome do ator, que não estava presente na premiação. “É um grande ator e espero que ‘O Agente Secreto’ lhe traga muitas coisas boas”, declarou Mendonça Filho, que recebeu conquistou o prêmio de melhor diretor.
No filme, Moura interpreta um professor que retorna a Recife para encontrar o filho, sem saber que seu passado, no qual enfrentou a corrupção, o colocará em perigo. “O personagem que interpreto só quer viver com os valores que o representam. É terrível que, em momentos distópicos, manter-se fiel aos seus valores de dignidade seja perigoso”, disse Moura há alguns dias em Cannes.

O ator passa a integrar o seleto grupo de brasileiros que conquistaram o prêmio, que até então contava apenas com Fernanda Torres — premiada em 1986 por Eu Sei que Vou te Amar, dirigido por Arnaldo Jabor — e Sandra Corveloni, vencedora em 2008 por Linha de Passe, sob direção de Walter Salles.
Confira a lista completa de ganhadores
Palma de Ouro:
Grande Prix: “Sentimental Value” de Joachim Trier
Prêmio do Júri: “Sirât” de Oliver Laxe empatado com “Sound of Falling” de Mascha Schilinski (Alemanha)
Prêmio Especial do Júri: “Resurrection” de Bi Gan (China)
Melhor Diretor: Kleber Mendonça Filho de “O Agente Secreto” (Brasil)
Melhor Roteiro: “Jeunes Mères” dos Dardenne
Melhor Atriz: Nadia Melliti de “La Petite Dernière”
Melhor Ator: Wagner Moura de “O Agente Secreto” (Brasil)
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório