“It Was Just An Accident”: conheça filme que venceu Palma de Ouro em Cannes

O filme “It Was Just An Accident”, do diretor iraniano Jafar Panahi, ganhou neste sábado (24) a principal premiação do Festival de Cinema de Cannes, o Palma de Ouro.

O longa acompanha cinco personagens que sequestram um homem com uma perna falsa que se parece com aquele que os torturou na prisão e arruinou suas vidas. Mas, como todos estavam com os olhos vendados durante o isolamento, nenhum deles pode tem certeza de que é a mesma pessoa.

“A arte mobiliza a energia criativa da parte mais preciosa e viva de nós. Uma força que transforma a escuridão em perdão, esperança e vida nova”, disse a presidente do júri, Juliette Binoche, ao anunciar o prêmio.

O diretor Jafar Panahi já foi detido várias vezes por suposta propaganda contra o regime iraniano e preso duas delas — libertado somente após entrar em greve de fome. Ele continuou fazendo filmes mesmo após ser expressamente proibido de fazê-lo.

Antes de vencer com “It Was Just An Accident”, Panahi esteve no Festival de Cannes pela última vez em 2021 na exibição de seu documentário “O Ano da Tempestade Eterna”. Em 2018, saiu com o prêmio de Melhor Roteiro do evento para seu filme “3 Faces”.

Ele é conhecido como um dos maiores diretores vivos do cinema iraniano por obras como ” O Círculo” (2000), ” Fora do Jogo” (2006), “Isto Não É um Filme” (2011), “Taxi Teerã” (2015) e “Sem Ursos” (2022) — o último, vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Veneza de 2022.

Ano passado, o vencedor do Palma de Ouro 2024 foi “Anora“, do diretor Sean Baker — que também levou o Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Diretor no Oscar 2025. A trama conta a história de uma prostituta do Brooklyn (Madison) que se casa de forma impulsiva com o filho de um oligarca russo (Eidelshtein).

Veja o teaser de “It Was Just An Accident”

Wagner Moura conquista prêmio de Melhor Ator com “O Agente Secreto”

Saiba quais filmes brasileiros foram selecionados para Cannes

*Com informações da Reuters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.