Polícia diz que resolveu caso de gêmeos achados mortos em montanha nos EUA

Qaadir e Naazir Lewis vieram ao mundo com cinco minutos de diferença. Os gêmeos idênticos amavam muitas das mesmas coisas: animes, a cor vermelha e o clássico animado da Disney, “A Princesa e o Sapo”. Para onde um ia, o outro o seguia.

Os parentes, no subúrbio de Atlanta os apelidaram, de “gêmeos ding-dong” porque se moviam como se fossem um só. “Eles eram tão unidos… como ‘ding-dong, ding-dong’”, disse uma de suas tias, Sabriya Brawner, imitando o toque de uma campainha.

Os jovens de 19 anos tinham grandes planos para o futuro, incluindo um cruzeiro para comemorar seus 20 anos e o sonho de se tornarem empreendedores.

Por isso, a família ficou chocada quando foram encontrados mortos a tiros em 8 de março no topo da remota Bell Mountain, a cerca de duas horas de carro ao norte da cidade de Atlanta.

Na época, os investigadores alegaram que as evidências preliminares sugeriam um homicídio seguido de suicídio — um desfecho que a família se recusava a acreditar.

“Os gêmeos não teriam feito mal um ao outro. Eles tinham um vínculo forte”, disse a tia Yasmine Brawner no Facebook em abril. “Alguém tirou a vida delas.”

Mas na quarta-feira (21), o Departamento de Investigação da Geórgia divulgou uma nova descoberta preocupante, baseada em autópsias e outras evidências: os gêmeos cometeram suicídio.

Os investigadores afirmaram que as evidências forenses da cena mostraram que os dois dispararam uma arma de fogo. Além disso, o histórico de internet de seus celulares mostrou pesquisas relacionadas a suicídio e como carregar uma arma.

O Departamento de Investigação da Geórgia (GBI) não quis comentar mais. Os familiares dos irmãos não responderam na quinta-feira (22) ao pedido de comentário da CNN.

Mas, em um comunicado publicado no Facebook, a família contestou a conclusão do GBI.

“Ainda temos dúvidas sobre as conclusões da investigação e sentimos que a decisão final foi precipitada e encerrada cedo demais”, afirmou o comunicado na página de Yasmine Brawner. Os gêmeos tinham planos para o futuro e não possuíam arma, segundo o comunicado.

Em entrevistas antes desta semana, a família disse à CNN que as mortes chocantes de Qaadir e Naazir os deixaram com dificuldades para entender o que aconteceu. E o novo relatório do GBI ainda deixa muitas perguntas sem resposta.

Especialmente esta: O que levaria dois jovens ambiciosos e promissores a tirarem a própria vida?

Eles compraram lanches em um posto de gasolina 12 horas antes de serem encontrados.

Em 7 de março – um dia antes da descoberta dos corpos – Naazir deveria pegar um voo para Boston para visitar a namorada, relatou a família.

Registros mostram que Naazir tinha uma passagem e foi para o aeroporto de Atlanta, mas não embarcou no avião, informou o GBI.

Familiares relataram ter conversado com a namorada dele em Massachusetts, que lhes contou que ele perdeu o voo e o remarcou para as 7h do dia 8 de março – data em que foi encontrado morto.

Muito do que aconteceu depois disso permanece desconhecido.

A madrasta dos gêmeos contou a outros familiares que viu brevemente os irmãos mais tarde naquele dia em sua casa em Lawrenceville, subúrbio de Atlanta, onde moravam com ela e o pai.

Os gêmeos costumavam circular em um Nissan Altima preto 2009, comprado em conjunto há dois anos. O carro e seus celulares revelaram vislumbres de suas últimas horas.

O departamento disse que os investigadores usaram dados de localização de celulares para construir uma linha do tempo da jornada dos irmãos até Bell Mountain e, em seguida, verificaram as imagens de vídeo de segurança ao longo do trajeto para determinar se estavam sozinhos.

A família instou o GBI a divulgar publicamente os vídeos.

Uma porta-voz do departamento, Nelly Miles, recusou-se a fornecer detalhes adicionais, aguardando o encerramento oficial da investigação nas próximas semanas.

Uma pista sobre as últimas horas dos rapazes veio de um posto Shell a cerca de 10 minutos da casa dos irmãos.

Eles pararam no posto de gasolina na noite de 7 de março, onde compraram água, batatas fritas e carne seca Jack Link’s. Os lanches custaram US$ 10,24. O recibo do posto indicava que eram 22h24.

O frentista do posto Shell de plantão naquela noite informou à CNN que não se lembra dos gêmeos.

Mas o gerente assistente, Chris Allemand, relatou que, embora não estivesse trabalhando naquela noite, assistiu ao vídeo de segurança do posto de gasolina antes de entregá-lo aos investigadores cerca de duas semanas após as mortes.

Segundo ele, um momento no vídeo se destacou: os gêmeos pararam no posto de gasolina nº 8 e, ao abrirem a porta do carro, uma bola de basquete quicou no concreto antes que um deles a recuperasse — um breve vislumbre da normalidade adolescente antes da tragédia.

Depois de pegarem os lanches, os irmãos entraram no carro e desapareceram na noite.

Cerca de 12 horas depois, excursionistas encontraram os corpos no topo da montanha.

Os gêmeos compartilharam uma última noite de TV com a irmã

Naazir e Qaadir dividiram o mesmo quarto a maior parte de suas vidas. Passavam horas jogando seu videogame favorito, “Mortal Kombat”, e assistindo a animes. Eles não se cansavam das séries de anime “Tokyo Ghoul” e “Attack on Titan”.

Quando crianças, elas costumavam invadir o quarto da irmã no final do dia. Kai’ree Powell é seis anos mais velha, mas elas a tratavam como irmã mais nova, relembrou ela.

“Elas nunca me deixavam entrar na loja sozinha”, ressaltou Powell. “E depois da escola, invadiam meu quarto e começavam a falar sobre o dia deles e me perguntavam sobre o meu.”

Sua voz sumiu enquanto seus olhos se encheram de lágrimas. “Elas costumavam me dar nos nervos”, acrescentou.

Mas os irmãos eram próximos. Mesmo depois que Powell se mudou para sua própria casa, os gêmeos apareciam toda semana. Eles se jogavam no sofá, assistiam à Netflix e conversavam sobre tudo e qualquer coisa, falou ela.

As visitas continuaram até o fim.

Em 5 de março, a munição para a arma foi entregue na casa onde os irmãos moravam, informou o GBI. Os investigadores afirmaram que Naazir – o gêmeo mais velho – havia comprado as balas.

Em 6 de março, um dia antes da viagem planejada de Naazir para Boston, os irmãos passaram grande parte do dia com Powell.

Eles a acompanharam em um passeio pelo campus da Faculdade Interativa de Tecnologia em Chamblee, outro subúrbio de Atlanta.

Eles se encontraram novamente naquela noite na casa de Powell, onde assistiram ao desenho animado “Rick e Morty” antes de irem dormir por volta das 23h.

Em suas conversas naquela noite, Powell afirmou que seus irmãos queriam saber o que ela realmente queria fazer da vida.

“Eles me perguntaram… ‘Se você não tivesse ansiedade e medos, o que faria?’ E eu disse que gostaria de dançar porque sempre quis ser dançarina”, contou ela, com os olhos brilhando de lágrimas por trás dos óculos.

“E eles disseram: ‘Você deveria fazer isso. Eu realmente espero que você faça isso.’ E essa foi a última coisa que me disseram.”

Eles sonhavam em se tornar empreendedores

Quando os meninos eram pequenos, alguns parentes mal conseguiam diferenciá-los.

Mas, à medida que cresciam, a família notava pequenas diferenças. Naazir tinha olhos maiores, relatou Yasmine Brawner, que cuidou deles quando crianças. Ele também era mais franco e barulhento do que o irmão.

Quando pequenos, eles se vestiam parecidos. Mas, na adolescência, optaram por penteados diferentes, o que tornava mais fácil distinguir quem era quem. Qaadir preferia tranças, enquanto Naazir usava tranças ou cortes curtos.

Os gêmeos se formaram na Collins Hill High School em Suwanee, Geórgia, em maio de 2023 e ambos estavam perseguindo suas paixões em escolas profissionalizantes.

Qaadir frequentou uma escola de manutenção de aviação e queria trabalhar com aviões, enquanto Naazir estudava reparação automotiva em uma faculdade técnica.

“Qaadir dizia: ‘Naazir conserta carros, eu conserto aviões’”, contou a tia deles, Sabriya Brawner. “Naazir trabalhava no Nissan porque ele quebrava o tempo todo.”

O objetivo final deles era ser empreendedores, pois não tinham interesse em trabalhar para ninguém, disseram as tias. Eles estavam discutindo planos para lançar uma linha de roupas esportivas chamada Overkill – um nome que associavam à excelência.

“Tipo, lutem pelo seu futuro e não parem por aí. Overkill. Vá em frente. Vá até o fim”, exclamou Sabriya Brawner.

Eles também assistiam a muitos vídeos motivacionais em seus celulares.

“Eles não eram pessoas que só pensavam em coisas mínimas. Eram muito focados na carreira”, contou Powell.

O tio riu ao se lembrar de uma vez em que tentou enganar Naazir.

“Quando ele viu meu Jeep pela primeira vez, eu meio que menti para ele, dizendo que este era o motor mais potente – o 395. Ele disse: ‘Cara, não, não é’”, recordou Rahim Brawner. “Ele entendia de carros.”

Familiares relembram a jornada dos gêmeos até a montanha

Em 27 de abril, três tias e um tio — todos irmãos da mãe biológica dos gêmeos — fizeram uma viagem de carro do subúrbio de Atlanta até as montanhas do norte da Geórgia.

Desconhecendo a região, eles pesquisaram sobre o local antes de dirigir naquela manhã de domingo. Também pegaram o jipe ​​do tio para ajudar a percorrer a estrada sinuosa que sobe a Bell Mountain, perto da fronteira com a Carolina do Norte.

“Queríamos percorrer o mesmo caminho que eles só para tentar imaginar a situação”, disse o tio, Rahim Brawner. “Eu dirijo um jipe ​​e foi difícil chegar àquela montanha. Os gêmeos odiavam viagens longas… mal conseguiam dirigir. Isso é tão atípico para eles.”


Mapa mostra região da montanha onde irmãos foram encontrados mortos. • Google Maps

Na entrada do parque, pararam em uma barricada amarela, perto de onde acreditam que o Nissan Altima foi encontrado. Em seguida, dirigiram a curta distância até o cume, passando por uma placa que dizia: “ATENÇÃO: DEGRAU ÍNGREME”.

O topo da montanha contém rochas irregulares – algumas cobertas de grafite – e escadas de madeira que levam a uma plataforma com vista panorâmica do Lago Chatuge e dos Montes Apalaches.

O quarteto – Sabriya, Samira, Yasmine e Rahim Brawner – saiu do carro e caminhou pelo local.

A família ficou perplexa com a data daquela noite. A barricada que dava acesso ao parque no topo da montanha deveria ser trancada todas as noites, das 18h às 8h. Então, se os gêmeos só saíram do posto de gasolina de Lawrenceville depois das 22h24, quando chegaram à montanha? E como passaram pelo portão?

“Simplesmente não faz sentido”, exclamou o tio, referindo-se à localização remota. “Muito suspeito para eles.”

A tragédia traumatizou a família

Uma mulher que atendeu a porta da casa no início deste mês e se identificou como a madrasta, Kaarini Lewis, falou à CNN que ela e o marido – pai dos gêmeos – ainda estão processando a perda. Ela se recusou a fazer mais comentários.

A mãe biológica dos irmãos também está enfrentando dificuldades, contou Sabriya Brawner, tia dos gêmeos. A mãe, que mora em Decatur, subúrbio de Atlanta, não quis comentar quando a CNN a contatou por meio dos irmãos.

“Para muitos da nossa família, é demais”, expressou Brawner. “Eles estão extremamente traumatizados.”

Os familiares passaram os últimos meses tentando desvendar o mistério dos últimos dias dos gêmeos — e como eles foram parar em Bell Mountain, justamente onde eles estavam.

Em busca de respostas, iniciaram uma campanha do GoFundMe em março, na esperança de contratar um investigador particular especializado em homicídios e casos criminais.

As muitas perguntas sem resposta sobre o que levou à morte dos irmãos só aumentaram a dor dos familiares.

Em seu recente comunicado, a família afirmou que a namorada de Naazir lhes disse que ele não parecia deprimido e que os dois estavam planejando um futuro juntos e haviam discutido a possibilidade de casamento.

Qaadir estava estudando e sonhando em ter seu próprio negócio, afirmou a família.

“Os gêmeos não tinham pensamentos suicidas”, afirma o comunicado.


Naazir Lewis, à esquerda, e seu irmão gêmeo Qaadir a direita. • Cortesia da família.

Os gêmeos morreram um mês antes de completarem 20 anos

Os irmãos foram sepultados em 28 de março, em caixões iguais, em um cemitério no subúrbio de Atlanta. Eles vieram ao mundo juntos e o deixaram juntos.

Eles esperavam fazer um cruzeiro tropical saindo da Flórida para comemorar seus aniversários em abril, mas ainda estavam discutindo sobre o destino no grupo de bate-papo da família, pontuou Shania Brawner, uma prima.

A família afirma que ainda quer planejar uma viagem de cruzeiro para se recuperarem juntos e homenagearem Qaadir e Naazir.

Powell, a irmã deles, disse à CNN que espera que as pessoas se lembrem de seus irmãos não pela forma como morreram, mas pela forma como viveram.

Em 5 de abril, dia em que os irmãos completariam 20 anos, a família se reuniu novamente na casa da mãe dos gêmeos em Decatur, Geórgia, para uma comemoração póstuma de aniversário.

Eles se reuniram em torno de um bolo decorado com fotos dos gêmeos, cercado por uma cobertura branca ondulada. Bandejas de alumínio transbordavam com a comida favorita dos irmãos: asas de frango.

As pessoas se abraçaram. Algumas enxugaram as lágrimas.

“Era a nossa maneira de mantê-los conosco, de manter o momento feliz mesmo com tudo o que estava acontecendo”, expressou Shania Brawner.

E soltaram balões brancos, gritando: “Feliz aniversário celestial para Qaadir e Naazir!” enquanto os observavam flutuando, cada vez mais alto, em direção ao céu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.