Quem é Rafa Rafuagi, criador do Museu do Hip Hop que recebeu Ordem do Mérito Cultural; veja outros gaúchos reconhecidos


Rapper Rafa Rafuagi, idealizador do espaço em Porto Alegre, recebeu condecoração por sua atuação ‘com hip hop e cidadania’. Bagre Fagundes, Jorge Furtado e Xuxa também foram reconhecidos. Entrega da Ordem do Mérito Cultural ao rapper Rafa Rafuagi, fundador do Museu da Cultura Hip Hop RS
Ricardo Stuckert/Divulgação
O idealizador do Museu da Cultura Hip Hop RS, Rafa Rafuagi, recebeu a Ordem do Mérito Cultural do governo federal, maior distinção entregue a quem contribui para o desenvolvimento da cultura no Brasil. A entrega da condecoração havia sido suspensa em 2019 e foi retomada pelo governo atual.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Além de Rafuagi, mais de 100 pessoas e 14 instituições foram condecoradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia que marcou as quatro décadas de criação do Ministério da Cultura.
“Fico muito feliz de poder representar a cultura hip-hop neste evento que marca não só os 40 anos do Ministério da Cultura, mas também uma nova perspectiva de futuro para o cenário cultural. Sou muito grato a todos e todas que lutaram lado a lado para o benefício da cultura hip-hop”, disse Rafuagi, em entrevista ao g1.
Inaugurado em 2023 em Porto Alegre, o Museu da Cultura Hip Hop RS reúne espaços expositivos, quadras para basquete e breaking, estufa agroecológica e sala de grafites com realidade virtual e 3D, além de receber apresentações e exposições que celebram o hip hop do RS e do Brasil.
Segundo a coordenação do espaço, trata-se do primeiro museu sobre a cultura hip hop da América Latina. O objetivo é contribuir com a musealização, ou seja, com o processo de tornar os objetos e símbolos da cultura do hip hop itens de história e documentação.
Atualmente, o museu no RS reúne cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop do estado. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, o espaço conta com salas expositivas, ateliê de oficinas, biblioteca, estúdio musical e multipalco.
Além de Rafuagi, outros agentes culturais nascidos no RS participaram da cerimônia e receberam condecorações, como o diretor de cinema Jorge Fernando e o músico tradicionalista Bagre Fagundes. Veja abaixo a lista completa.
Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul completa um ano
Quem mais foi condecorado
Ernesto Fagundes recebe a Ordem do Mérito Cultural em nome do cantor nativista Bagre Fagundes
Ricardo Stuckert/Divulgação
Além de Rafa Rafuagi, outros gaúchos também receberam a Ordem do Mérito Cultural nesta terça (20). Veja a lista de personalidades nascidas no RS que foram condecorados:
Bagre Fagundes: cantor, compositor e folclorista gaúcho, autor de “Canto Alegretense” e figura importante da cultura regional.
Xuxa: apresentadora, atriz, cantora, empresária, filantropa e ex-modelo brasileira.
Glória Menezes: atriz de longa carreira na televisão e no teatro, Glória Menezes é um ícone da teledramaturgia brasileira, com papéis marcantes em novelas como “Irmãos Coragem” e “Rainha da Sucata”.
Bárbara Paz: atriz, diretora e produtora nascida em Campo Bom (RS), Bárbara Paz é uma figura versátil do cinema e teatro brasileiro. Ganhou projeção com o documentário “Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, premiado em Veneza.
Jorge Furtado: cineasta brasileiro, diretor e roteirista de cinema e televisão, conhecido por filmes como “O Homem que Copiava” e “Saneamento Básico, o Filme”. É um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre.
Feira do Livro de Porto Alegre: evento cultural tradicional do Sul do Brasil, declarado Patrimônio Imaterial da capital gaúcha em 2010.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.