
Dentre os 3,087 casos de arboviroses confirmados no estado, 2.949 são de dengue, que já causou uma morte no município de Jutaí, no interior do Amazonas. Dengue foi a doença mais registrada no estado este ano
Divulgação/Sema
Os casos de dengue lideram os registros de arboviroses confirmadas no Amazonas em 2025, segundo o último informe epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas s – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulgado na quinta-feira (22). O consolidado aponta dos 3,087 casos de arboviroses confirmadas no estado, 2.949 são de dengue.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com a FVS-RCP, uma morte por dengue já foi confirmada neste ano em Jutaí, município do interior do Amazonas. Na ocasião, a vítima chegou na unidade de saúde apresentando sintomas como febre, mialgia e dores articulares.
Ao g1, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, Tatyana Amorim, a gravidade pode ser relacionada a condições coexistentes nos pacientes, que também são idosos.
“Quando a gente fala da dengue, o risco para o agravamento existe. Estamos com dois casos graves, mas esses casos graves estão internados, sendo monitorados e são pessoas que tem comorbidades. Idosos com comorbidades precisam de maior monitoramento”, afirmou Tatyana.
Outros casos de arboviroses confirmados em 2025 no estado são:
Mayaro: 54 casos
Chikungunya: 75 casos
Zika: 9 casos
Ainda segundo o boletim, com 2.026 casos Manaus foi o município com mais casos confirmados arboviroses. Seguido por Atalaia do Norte com 895 registros e Envira com 674 casos de arboviroses.
LEIA TAMBÉM
Casos de dengue no Amazonas tendem a aumentar nas próximas semanas, alerta governo
Amazonas registra aumento de 77% nos casos de arboviroses em 2024, aponta Ministério da Saúde
Vigilância e resposta
FVS alerta para aumento de casos de dengue no Amazonas
No Amazonas, a FVS-RCP realiza o monitoramento das arboviroses por meio do Plano de Preparação, Vigilância e Resposta para Dengue, Zika e Chikungunya no Amazonas. Além de suporte técnico, capacitações técnicas virtuais e presenciais, a FVS-RCP entrega equipamentos, como veículos, inseticidas aos municípios.
O órgão informa também que os próprios moradores podem realizar os meios de prevenção em casa com medidas como:
Esvaziar garrafas PET, potes e vasos;
Guardar pneus em locais cobertos;
Limpeza das calhas de casa;
Manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados;
Colocar areia nos pratos de vasos de planta;
Amarrar bem os sacos de lixo;
E não acumular sucatas e entulhos.
Amazonas em alerta: retorno do vírus tipo 3 da dengue preocupa após 15 anos