A Rússia lançou seu maior ataque aéreo contra a Ucrânia durante a madrugada deste domingo (25), visando a capital Kiev e outras regiões com mísseis e drones pela segunda noite consecutiva, levando o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a repreender os Estados Unidos por seu “silêncio”.
“O mundo pode sair de férias, mas a guerra continua, apesar dos fins de semana e dias úteis. Isso não pode ser ignorado. O silêncio dos Estados Unidos e de outros países no mundo só encoraja Putin”, escreveu Zelensky na rede social X.
Today, rescuers have been working in more than 30 Ukrainian cities and villages following Russia’s massive strike. Wherever necessary, work continues – our emergency services are on the ground, providing assistance and supporting people. Thank you.
Nearly 300 attack drones were… pic.twitter.com/Mxx1a34kS2
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 25, 2025
Pelo menos 12 pessoas foram mortas nos ataques em toda a Ucrânia, incluindo crianças, informaram autoridades. Dezenas de outras pessoas ficaram feridas.
Entre os mortos estavam três crianças da mesma família na região de Zhytomyr — a oeste de Kiev — segundo o ministro do Interior ucraniano, Ihor Klymenko. Ele afirmou que os pais foram hospitalizados, enquanto a mãe permanece em estado grave.
A Rússia vem intensificando bombardeios aéreos contra Ucrânia, à medida que aumenta a pressão internacional sobre Putin para que aceite uma proposta de cessar-fogo.
O ataque, ocorrido na madrugada deste domingo, aconteceu apesar da maior troca de prisioneiros da guerra, um raro momento de cooperação em um conflito brutal que dá poucos sinais de fim.
A Força Aérea da Ucrânia informou que 367 armas de ataque aéreo — 69 mísseis e 298 drones — foram lançadas em 22 locais na Ucrânia durante a madrugada. Acrescentando que 47 desses mísseis e 266 drones foram interceptados.
O ataque aéreo recorde anterior da Rússia contra a Ucrânia ocorreu no último fim de semana, quando a Rússia lançou 273 drones em uma única noite.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, escreveu em uma publicação na plataforma de mídia social X que esta é “uma manhã de domingo difícil na Ucrânia, após uma noite sem dormir”.
A difficult Sunday morning in Ukraine after a sleepless night. The most massive Russian air attack in many weeks lasted all night.
Russia launched hundreds of drones, cruise missiles, and ballistic missiles into Ukrainian cities and communities during the night, injuring and… pic.twitter.com/FcawH6DJD4
— Andrii Sybiha
(@andrii_sybiha) May 25, 2025
Na capital Kiev, sirenes de ataque aéreo soaram por horas e moradores foram avisados para permanecerem em abrigos na madrugada deste domingo (25), enquanto autoridades informavam que a cidade enfrentava a segunda noite consecutiva de ataques com drones e mísseis.
Prédios civis em vários distritos foram danificados enquanto a Rússia organizava um ataque com drones e foguetes, disseram as autoridades.
O ataque noturno ocorreu um dia após outra onda de ataques russos, que matou pelo menos 13 pessoas.