A Volkswagen lança no Brasil o Tera 2026, novo B-SUV que passa a integrar o portfólio da marca. O modelo é o quinto lançamento dentro da estratégia da fabricante alemã de introduzir 17 novos veículos no mercado até 2028. Fabricado em Taubaté (SP), o Volkswagen Tera 2026 será exportado para mais de 20 países. O carro tem preço especial de lançamento de R$ 99.990.
Derivado da mesma plataforma do Polo, o Volkswagen Tera chega ao mercado brasileiro com quatro versões: MPI, TSI, Comfort e High. Rival de Fiat Pulse e Renault Kardian terá duas opções de motorização (1.0 MPI de 84 cv e 1.0 170TSI de 116 cv), além de transmissões manual e automática de seis marchas. A ideia da Volks é disputar desde quem deseja um B-SUV mais acessível até clientes de segmento superior.
Justamente nesse último ponto a marca alemão errou e muito a mão e colocou um preço salgado no Tera. A versão top de linha custa R$ 142.290. Por esse valor, o cliente tem inúmeras opções de SUVs maiores como Kicks, Renegade ou mesmo o irmão maior T-Cross. Aliás, se o cliente puder pagar mais, dá até para aproveitar promoções como o Jeep Compass Sport, que foi vendido pelo preço de compacto.
Uma informação interessante é que o Tera traz de série em todas as configurações seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração e sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres. Como opcional, será oferecido o pacote ADAS, que acrescenta assistentes de condução inéditos no segmento, ampliando a segurança ativa e passiva do modelo.
Design e tecnologia
O design do Volkswagen Tera 2026 segue a nova identidade visual da marca, trazendo uma dianteira robusta com faróis de LED e uma grade que remete ao Tiguan de nova geração. A traseira apresenta lanternas elevadas e coluna C larga, reforçando a proposta de um SUV compacto com visual robusto.
O interior contará com painel digital, central multimídia flutuante e acabamento diferenciado. Outro ponto destacado pela Volkswagen é o custo de manutenção do Tera. Segundo dados divulgados pela fabricante, o modelo oferece um custo de propriedade 4% inferior ao de seus principais concorrentes diretos. Além disso, a cesta de peças de reposição é, em média, 35% mais barata que a do segmento de SUVs compactos.
Tabela de preços
Versão | Preço de Lançamento | Pacotes Opcionais |
---|---|---|
Tera MPI 1.0 MT | R$ 99.990 | — |
Tera TSI 1.0 MT | R$ 116.990 | VW Play Connect: R$ 1.590Rodas de liga leve 16″: R$ 1.720 |
Tera Comfort TSI AT | R$ 126.990 | Pacote Conforto: R$ 1.400 |
Tera High TSI AT | R$ 139.990 | Pacote ADAS: R$ 2.839 |
Tera High + Pacote Outfit The Town Edition | R$ 142.290 | Pacote ADAS: R$ 2.839 |
O lançamento do Tera também marca a estreia da inteligência artificial generativa Otto no aplicativo Meu VW 2.0. Trata-se da primeira ferramenta desse tipo desenvolvida por uma montadora no Brasil. Segundo a Volkswagen, o Otto permitirá que os usuários acessem informações e serviços sobre seus veículos de maneira mais rápida e intuitiva, por meio de comandos de voz e sugestões personalizadas.
“O Tera representa nossa aposta em democratizar ainda mais o acesso aos SUVs no Brasil. É um carro desenvolvido por engenheiros brasileiros, feito em Taubaté, e com potencial de exportação para mais de 20 mercados. Apostamos em segurança, baixo custo de manutenção e tecnologia acessível. Além disso, com o Otto, damos início a uma nova etapa na relação dos motoristas com seus carros e com a marca”, destacou a Volkswagen em comunicado oficial.

Tera 2026: versões e equipamentos
A versão de entrada do Volkswagen Tera 2026 é a MPI MT, que traz de série seis airbags, frenagem autônoma de emergência (AEB), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS) e assistente de partida em rampas (HHC).
Os faróis são de LED com luzes diurnas integradas e o modelo conta com painel digital de 8 polegadas, sistema multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, detector de fadiga, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e alarme keyless. As rodas são de aço aro 15 com calotas. Como opcional, o pacote Plus adiciona rodas de liga leve aro 16, sensores de estacionamento dianteiros e câmera de ré.
Na sequência, o Tera TSI MT adiciona o motor turbo TSI à lista de equipamentos, mantendo todos os itens da configuração MPI MT. Como diferencial, essa versão passa a utilizar rodas de aço aro 16 com supercalotas. Estão disponíveis como opcionais o pacote VW Play Connect, que agrega serviços conectados e rastreamento veicular, além da possibilidade de incluir rodas de liga leve aro 16.
A versão Comfort TSI AT é a primeira equipada com transmissão automática de seis marchas e adiciona controle de cruzeiro adaptativo (ACC), descanso de braço dianteiro, sistema Kessy para acesso e partida sem chave, tomadas USB-C para os ocupantes traseiros e volante multifuncional com aletas para trocas de marcha. Entre os opcionais, além do VW Play Connect, há o pacote Conforto, que inclui ar-condicionado digital Climatronic Touch e carregador de celular por indução.
Posicionada como a configuração mais completa, o Tera High TSI AT amplia o conteúdo com ar-condicionado digital de uma zona com comandos táteis (Climatronic Touch), câmera de ré, carregamento de celular por indução, espelho retrovisor interno eletrocrômico, iluminação ambiente em LED, painel digital de 10,25 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensores de chuva e crepuscular, além de tapetes em carpete.
As rodas passam a ser de liga leve aro 17. Esta versão conta ainda com dois pacotes opcionais: o ADAS, que adiciona assistente ativo de permanência em faixa, câmera multifuncional, alerta de ponto cego e assistente de saída de vaga; e o Outfit The Town Edition, que oferece bancos com revestimento premium e detalhes exclusivos, rodas escurecidas de 17 polegadas e pintura de teto e retrovisores na cor preto Ninja.
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