O mercado automotivo brasileiro vai ganhar mais uma opção entre os carros elétricos compactos. A JMEV, marca chinesa do grupo Jiangling Motors e Groupe Renault, anuncia sua chegada ao país com o anúncio do JMEV EV3, modelo que promete preço abaixo dos R$ 100 mil e um conceito inédito: um carro elétrico equipado com câmbio manual!
A operação será conduzida pela empresa brasileira E-Motors, com sede em Divino (MG) e responsável pelo projeto e patente do sistema que permite ao carro simular a condução de um modelo manual, inclusive com pedal de embreagem funcional. A solução foi criada pensando, inicialmente, no uso por autoescolas e centros de formação de condutores, para manter o padrão de ensino com câmbio mecânico, mesmo em veículos elétricos.
O acordo entre as empresas foi firmado nessa segunda (26) em Belo Horizonte (MG), reunindo executivos brasileiros e chineses. A JMEV foi criada em 2015 e é uma joint-venture entre a empresa estatal JMCG e a Renault. Já a E-Motors tem como sócios os mineiros Mercídio Givisiez e Rodrigo Freitas, empreendedores do ramo de autoescolas.
O EV3 já está homologado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para operação como veículo de aprendizagem e, futuramente, poderá ganhar versões voltadas ao público em geral. Segundo a E-Motors, o modelo será produzido no Brasil, na cidade de Jaguaré (ES), onde a empresa está construindo sua fábrica, no modelo de SKD (Semi Knocked Down), em que ele vem desmontado e finalizado no país de destino.

“O veículo é um elétrico com câmbio mecânico. Lembrando que não existe nenhum outro veículo elétrico com câmbio mecânico no mundo. Nossa patente é particular, nós desenvolvemos, nós patenteamos. Ou seja, nenhuma outra marca no mundo pode utilizar o câmbio mecânico no carro elétrico a não ser a E-Motors”, afirma Augusto Givisiez, diretor da empresa.
O carro conta com pedais de embreagem, freio e acelerador para o motorista no lado esquerdo, enquanto o instrutor no banco da frente possui pedais de acelerador e freio. Há ainda um segundo espelho retrovisor do lado direito. O sistema simula a pressão no pedal da embreagem e escalona a velocidade máxima de acordo com cada uma das cinco marchas. Ou seja, o aluno precisa ir trocando de marcha, enquanto num elétrico padrão, basta acelerar. Além disso, o carro pode até ‘morrer’ como acontece num carro a combustão!

Entre os destaques do compacto estão as rodas de liga leve aro, 15, freios a disco nas quatro rodas, câmera 360°, faróis de LED e uma central multimídia de 10 polegadas, que também concentra as informações do painel. A autonomia estimada é de 300 km pelo ciclo chinês e o carro conta com sistema de recarga rápida.
Apesar de compacto e simples em acabamento, o EV3 traz importantes itens de segurança, como controle de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência e ISOFIX para cadeirinhas infantis. O motor dianteiro entrega 67 cv (50 kW), suficiente para a proposta urbana.

A estimativa da E-Motors é que o veículo seja vendido abaixo dos R$ 100 mil, destinado a autoescolas. Mas já há planos da importação e futura nacionalização de outros modelos, entre eles o EV2, um subcompacto elétrico, além da versão convencional do EV3, com câmbio automático. Na cerimônia, o CEO da JMCG e secretário do partido comunista na província, Qui Tiangao, declarou que a empresa pretende trazer outros modelos, desde SUVs a picapes.
“O mercado de produção de elétricos da China é hoje o mais seguro e mais desenvolvido do cenário mundial. A JMEV, que é a fabricante das peças deste carro, é uma estatal localizada na província de Jiangxi, na China. Essa empresa é muito conceituada. A quantidade de veículos espalhados pelo território chinês é imensa. Nós vamos fornecer a garantia do veículo, da bateria também”, promete Givisiez.
Ainda não há data para início das vendas, mas a empresa planeja o lançamento ao mercado até o final do ano.

GWM Tank 300: SUV roda 75 km no modo elétrico e entra até em lagos