Nike ou Adidas: presidente interino do Corinthians comenta imbróglio

Osmar Stábile, que assumiu a presidência do Corinthians após o afastamento de Augusto Melo, desconversou sobre a possibilidade de um contrato com a Adidas e reafirmou a parceria vigente com a Nike, atual fornecedora de material esportivo do clube paulista.

O pronunciamento ocorreu após Augusto Melo anunciar, durante a sessão do Conselho Deliberativo que votou pela sua destituição na última segunda-feira (26), que teria fechado um acordo com a empresa alemã.Nike ou Adidas: presidente interino do Corinthians comenta imbróglio

“Nós ainda não tomamos conhecimento. Preciso destacar o nome da empresa que é parceira do Corinthians, que é a Nike. Não posso tratar de outro assunto se não for o nome da empresa, porque é parceira do Corinthians há muitos anos e nós temos que respeitar”, afirmou Stábile em entrevista coletiva nesta terça-feira (27), no Parque São Jorge.

“Tudo começa com respeito, e devemos honrar quem está junto conosco hoje. Qualquer outra situação será tratada posteriormente. O importante agora é termos ciência do que realmente está acontecendo. Ninguém nos apresentou nada oficialmente. Sei do que foi divulgado na imprensa, mas, até o momento, como presidente — ou melhor, atual presidente —, não tomamos conhecimento disso ainda”, acrescentou.

A declaração de Augusto Melo gerou polêmica, já que, conforme contrato, o Corinthians não pode negociar com outras empresas que não sejam a Nike, sob risco de multas.

“Saio daqui muito satisfeito com o contrato da Adidas. Cumpri minha parte, e com esses acordos, saio com mais de R$ 3 bilhões em arrecadação”, revelou o ex-presidente Augusto Melo na segunda-feira.

Corinthians e Nike possuem um acordo de renovação automática até 2029, válido desde dezembro de 2024.

Quem é Osmar Stábile?

Osmar Stábile, empresário do ramo da indústria metalúrgica e sócio da empresa Bendsteel, é conselheiro vitalício do Corinthians desde 2006.

Figura conhecida nos corredores do Parque São Jorge, candidatou-se à presidência do clube em 2007 e 2009, sendo derrotado em ambas as ocasiões para Andrés Sanchez, da Renovação & Transparência. Também foi candidato a vice nos pleitos de 2012 e 2018.

Em 2019, Stábile se envolveu em uma polêmica. O empresário, hoje com 71 anos, admitiu ser o autor de um vídeo que exaltava o golpe militar de 1964, divulgado pelo Palácio do Planalto durante o governo de Jair Bolsonaro.

“O Exército nos salvou. Não há como negar. E tudo isso aconteceu num dia como o de hoje, um 31 de março. Não dá para mudar a história”, diz o vídeo sobre o período da ditadura no país.

Em 2023, por meio de nota enviada ao portal Metrópoles, Stábile comentou o episódio:

“Sou um patriota e entusiasta do contragolpe preventivo (pois é assim que boa parte que os historiadores sem ideologias pré-concebidas enxergam ‘1964′)”, afirmou.

Próximos passos do impeachment no Corinthians

Apesar da derrota, Augusto só será afastado de forma definitiva caso os sócios do Corinthians ratifiquem a decisão de impeachment tomada pelos conselheiros do clube.

Sendo assim, Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho, terá até cinco dias para convocar a assembleia geral dos associados para que o futuro de Augusto Melo seja definido. A tendência é de que a votação dos sócios seja marcada em cerca de 30 dias.

Caso os associados não concordem com o impeachment, Augusto Melo retorna ao cargo e o atual processo é arquivado. Por outro lado, em caso de aprovação entre os associados, o Conselho Deliberativo vai escolher o novo presidente do Corinthians através de uma eleição indireta, com apenas os membros do CD podendo concorrer e votar.

Por que Augusto Melo foi afastado

O principal ponto para esse processo de destituição é o “Caso VaideBet“. O presidente Augusto Melo foi indiciado por associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro.

Além dele, Marcelo Mariano, ex-diretor administrativo, Sérgio Moura, ex-superintendente de marketing e o empresário Alex Fernando André, conhecido como Cassundé também são apontados como suspeitos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.