
Grande Recife conta com variadas atrações gratuitas e pagas esta semana. Veja as opções no roteiro do g1. Show com o guitarrista do ‘The Police’ Andy Summers, monólogo com Cláudia Abreu, Raça Negra e Jorge Vercillo estão entre as atrações da semana do Grande Recife
Arte/g1
Na última semana de julho, mês de férias escolares, que também tem o primeiro fim de semana do mês de agosto, há opções variadas de diversão e cultura no Grande Recife. Na programação, o projeto “Call The Police”, liderado por Andy Summers, guitarrista da clássica banda de rock britânica, que se apresenta pela primeira vez no Recife com João Barone (baterista do Paralamas do Sucesso) e Rodrigo Santos (ex-baixista do Barão Vermelho).
A agenda ainda tem a peça “Virgínia”, primeiro monólogo da carreira de Cláudia Abreu e também sua estreia como dramaturga, e shows de PC Silva, Jorge Vercillo e Raça Negra, além de exposições.
Confira abaixo a agenda cultural do g1:
Exposição “Expressão da Liberdade”
Concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Show “Call The Police”
Show de PC Silva
Baile dos Pais
Monólogo “Virginia”, com Cláudia Abreu
Show “Nós”, da banda Forfun
Baile do Ramemes
Exposição #SouObraDeArte
Sambinha Retrô, com Raça Negra e Samba 90 Graus
Turnê “JV30”, de Jorge Vercillo
Exposição “Ferro Ifé – O atlântico negro de Diogum”
Exposição “Viagem imersiva ao fundo do mar”
Exposição de Paulo do Amparo
Exposição “O mundo dos dinossauros”
Exposição imersiva “Michelangelo: o mestre da Capela Sistina”
“Gexperience”, experiência imersiva dos estúdios Globo
Exposição “Fusão”, de Gustavo Magalhães
Exposição “Entre o Aiyê e o Orun”
Exposição “A Festa do Fogo – Retrato de um Forró no meu Sertão”
Mostra “Invenção dos reinos”
Exposição “Expressão da Liberdade”
Exposição ‘Expressão da Liberdade’, no Museu da Abolição, no bairro da Madalena, no Recife
Natália Corrêa/Divulgação
Em alusão ao Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado nesta terça-feira (30), a exposição “Expressão da Liberdade” reúne 20 telas produzidas por 66 jovens em situação de vulnerabilidade social que participam do projeto “Com.Direitos”. A iniciativa inclui outra mostra simultânea montada numa estação do metrô de Londres. Ao fim do circuito, os visitantes são convidados a compartilhar reflexões no painel interativo “O que é a liberdade para você?”.
Concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Orquestra Sinfônica do Recife
Marcos Pastich/Divulgação
A Orquestra Sinfônica do Recife comemora 94 anos de fundação com dois concertos abertos ao público, regidos pelo maestro Lanfranco Marcelletti Jr. No espetáculo, o conjunto vai executar composições clássicas como “O Guarany”, de Carlos Gomes, e o Prelúdio de “Bachianas Brasileiras nº 5”, de Villa-Lobos.
Show “Call The Police”
Projeto ‘Call The Police’ reúne o guitarrista Andy Summers (dir), João Barone e Rodrigo Santos revivendo clássicos da banda britânica
Divulgação | Call The Police
“Call The Police” é um projeto do guitarrista Andy Summers, da banda de rock The Police, com João Barone, baterista do grupo Os Paralamas do Sucesso, e Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho. Pela primeira vez em Pernambuco, a apresentação traz músicas consagradas pelo The Police, como “Every Breath You Take”, “Message in a Bottle” e “Roxanne”.
Show de PC Silva
PC Silva se apresenta no show ‘Eu vou ganhar o mundo’
Sidarta/Divulgação
O cantor pernambucano PC Silva apresenta o show “Eu vou ganhar o mundo”, que traz no repertório novas músicas escolhidas de seu próximo álbum, como a já anunciada “Lambada exuberante”, em parceria com Zeca Baleiro, além de canções do seu primeiro disco.
Baile dos Pais
Reunindo os grupos “Renato e Seus Blue Caps” e “Trepidant’s”, o Clube dos Oficiais recebe o Baile dos Pais em uma noite de rock com grandes sucessos da jovem guarda brasileira, como as faixas “Menina Linda”, “Não Te Esquecerei” e “A Primeira Lágrima”. A banda “Chama do Brega” também se apresenta no evento.
Monólogo “Virginia”, com Cláudia Abreu
Cláudia Abreu interpreta Virginia Woolf em monólogo
Pablo Henriques/Divulgação
Primeiro monólogo autoral da carreira de Cláudia Abreu sobre a autora inglesa Virginia Woolf é resultado de um longo processo de pesquisa e experimentação que durou mais de cinco anos. Em cena, a atriz interpreta a escritora inglesa, cuja trajetória foi marcada por tragédias pessoais.
Show “Nós”, da banda Forfun
Forfun
Alex Woloch/Divulgação
Nove anos depois de se separar, a banda Forfun está rodando o país com a turnê “Nós”, show de reencontro do grupo. Na apresentação, os músicos Danilo Cutrin, Vitor Isensee, Nicolas Fassano e Rodrigo Costa relembram os principais sucessos do conjunto, como “Morada”, “Alegria compartilhada”, “Hidropônica”, “Good trip” e “Sol ou chuva”.
Baile do Ramemes
Baile do Ramemes
Wander Scheeffer/Divulgação
Conhecido por criar músicas e mixagens na cozinha de casa, o DJ Ramemes chega ao Recife neste fim de semana. Promovido pela Casa Bacurau, o “Baile do Ramemes” promete fazer uma celebração ao funk carioca, com a presença dos convidados: DJ Jaca Beats (RJ), DJ Lobinho do Complexo (RJ), Dipcrew (PE), Baile da Boneka e Cia Bregalize (PE), Safira Blue e Boa Noiter (PE) e as drag queens Dercy Fortunato (PE) e Kelly Venenosa (PE).
Exposição #SouObraDeArte
Obra ‘Totem’ de Aline Fraga Seelig
Aline Fraga Seelig/Acervo pessoal
Unindo arte e conscientização, a exposição traz obras feitas por artistas que passaram pelo processo de tratamento de tumores que atingem principalmente mulheres e expressaram essa jornada em forma de arte, seja na pintura, escultura ou costura. As obras buscam incentivar, de forma poética, o autocuidado, a autoestima e a força feminina.
Sambinha Retrô, com Raça Negra e Samba 90 Graus
Raça Negra
Fábio Gomes
Raça Negra e Samba 90 Graus, banda formada pelos cantores Marcio Art, Netinho de Paula e Chrigor, são as atrações da festa Sambinha Retrô. Na programação, os grupos tocam músicas românticas que fizeram sucesso entre os anos 1990 e 2000. O cantor PH faz o show de abertura.
Turnê “JV30”, de Jorge Vercillo
Jorge Vercillo
Mari Righez/Divulgação
O cantor Jorge Vercillo celebra 30 anos de carreira com a turnê “JV30”. O repertório traz as canções mais celebradas de sua discografia, incluindo faixas dos álbuns Encontro das Águas (2001), Elo (2002), Signo de Ar (2005) e Luar do Sol (2007).
Exposição “Ferro Ifé – O atlântico negro de Diogum”
Peça da exposição ‘Ferro Ifé’ do artista plástico Diogum
Danilo Galvão/Divulgação
O artista plástico recifense DIOGUM, em sua primeira exposição individual, traz cerca de 30 obras forjadas em ferro inspiradas na ancestralidade dos orixás, simbolismos e no feminino. Com curadoria de Bruno Albertim, as peças incluem grandes artefatos, painéis e joias de parede.
Exposição “Viagem imersiva ao fundo do mar”
Exposição ‘Viagem imersiva ao fundo do mar’, no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes
Layse Oliveira/Divulgação
Com 140 metros quadrados e projeções de alta resolução, a exposição “Viagem imersiva ao fundo do mar” traz detalhes da biodiversidade marinha com cores, ondas e texturas. Os visitantes poderão explorar o mundo subaquático, conhecendo algas, peixes, baleias, tubarões e águas-vivas.
Exposição de Paulo do Amparo
Imagem de arquivo do Museu Regional de Olinda
Divulgação / Fundarpe / Secretaria de Cultura
O Museu Regional de Olinda recebe a exposição “Artista-cientista Paulo do Amparo: das manufeituras à zoada do teu momento”, que reúne as pesquisas gráficas e sonoras mais recentes do artista, desenvolvidas em parceria com Ricardo Melo e Homero Basílio. O evento integra o projeto “Ateliê Iza do Amparo: 40 anos”. A curadoria é de Iza do Amparo.
Exposição “O mundo dos dinossauros”
Exposição “Mundo dos Dinossauros” fica em cartaz no Shopping RioMar
Roberto Abreu/Divulgação
Inédita em Pernambuco, a exposição “O mundo dos dinossauros” estreia no Recife com 40 réplicas dos animais em tamanho real, com sons e movimentos realistas. A mostra simula o ambiente natural dos animais. Entre as réplicas, estão o Tyrannosaurus Rex, o Velociraptor e Triceratopo. Também há exemplos de espécies que habitaram o território brasileiro, como o Tapuiasauros Macedoi, o Staurikosaurus Pricei (cujos fósseis foram encontrados no Rio Grande do Sul) e o Oxalaia Quilombensis – maior dinossauro já encontrado no Brasil, descoberto em 2011, no Maranhão.
Exposição imersiva “Michelangelo: o mestre da Capela Sistina”
Imagem da exposição imersiva sobre a Capela Sistina e as obras de Michelangelo
Marie Kappel/Divulgação
O Recife é a segunda cidade do Brasil a receber a exposição imersiva sobre o pintor italiano Michelangelo. Com 15 ambientes, a mostra reproduz os afrescos da Capela Sistina, no Vaticano, em escala original. A exposição também conta com espaços dedicados à arquitetura, à história e às curiosidades da Capela Sistina.
“Gexperience”, experiência imersiva dos Estúdios Globo
Cenário da novela ‘Avenida Brasil’ no ‘gexperience’
Ariel Gil/Divulgação
O “gexperience”, parque imersivo da Globo, fica aberto até 29 de agosto, com 15 atrações originais e interativas dos Estúdios Globo para agradar crianças, jovens e adultos. O circuito conta com um ambiente de 350 m², com cenários de programas como o “Que História é Essa Porchat?”, a sala do “BBB24”, os palcos do “Caldeirão do Mion” e do “The Masked Singer” e se sentir dentro de uma das aventuras dos “Detetives do Prédio Azul”.
Exposição “Fusão”, de Gustavo Magalhães
Obra do artista Gustavo Magalhães, parte da mostra ‘Fusão’, em cartaz na CAIXA Cultural, no Recife
Mariana Pajuaba/Divulgação
O artista visual Gustavo Magalhães abre a exposição “Fusão”, na Caixa Cultural. A mostra reúne 40 obras com diferentes suportes, como madeira, papel e tecido fruto de descarte ou doação – uma forma de o artista incorporar a sustentabilidade ao seu trabalho. A montagem priorizou um fluxo de visitação para que as obras possam ser vistas de todos os ângulos. A curadoria é de Ayala Prazeres.
Exposição “Entre o Aiyê e o Orun”
Exposição ‘Entre o Aiyê e o Orun’
Pierre Verger/Divulgação
A exposição “Entre o Aiyê e o Orun” traz a temática dos mitos da criação do mundo das religiões afro-brasileiras. Na mostra, estarão reunidos trabalhos de 14 artistas em diversas técnicas: pinturas, desenhos, fotografias, esculturas e instalações.
Exposição “A Festa do Fogo – Retrato de um forró no meu Sertão”
Exposição ‘A festa do fogo – Retrato de um forró no meu Sertão’
Ana Araújo/Divulgação
Exposição “A Festa do Fogo – Retrato de um forró no meu Sertão” reúne 43 fotografias, tanto em cores quanto em preto e branco, captadas durante as noites juninas de Tacaratu, no Sertão pernambucano, em uma imersão visual no forró e nos festejos juninos pela fotojornalista Ana Araújo.
Mostra “Invenção dos reinos”
Obra ‘Deusa da Mata’, de Francisco Brennand
Julio Cavani/Divulgação
A mostra é uma integração de 100 criações inéditas de Francisco Brennand, que morreu em dezembro de 2019, com obras de outros artistas. A coletiva de obras apresenta um diálogo da arte do ceramista com o trabalho de 32 artistas brasileiros.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Show com o guitarrista do ‘The Police’ Andy Summers, monólogo com Cláudia Abreu, Raça Negra e Jorge Vercillo estão entre as atrações da semana do Grande Recife
Arte/g1