Amorim reforçou pedido de transparência a Maduro antes de se reunir com González

O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim, reforçou ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o entendimento do Brasil de que é necessário mais transparência. A reunião entre os dois nesta segunda-feira (29) durou cerca de uma hora.

Horas depois, o ex-chanceler se reuniu com o candidato da oposição, Edmundo Gonzáles. Já María Corina Machado, uma das opositoras mais proeminentes a Maduro, não participou do encontro.

Maduro foi proclamado presidente eleito para um terceiro mandato pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) nesta segunda-feira (29). A oposição alega fraude e contesta o resultado.

Amorim passou o fim de semana e a segunda-feira (30) em Caracas para acompanhar o processo eleitoral do país. Ele volta ao Brasil nesta terça-feira (30) e deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assim que desembarcar.

A expectativa é de que, só a partir dessa conversa, o presidente se pronuncie sobre o posicionamento do governo brasileiro.

Por enquanto, o Ministério da Relações Exteriores divulgou apenas uma nota em que diz esperar a “publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

Na prática, há uma pressão para que sejam divulgadas as atas da eleição presidencial venezuelana.

Na mesma nota, o Itamaraty afirma que “o governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”. “Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”.

Veja também

Lula diz que torce para vitória de Biden nas eleições dos EUA

Este conteúdo foi originalmente publicado em Amorim reforçou pedido de transparência a Maduro antes de se reunir com González no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.