Casal que imitou macaco em roda de samba do Rio é investigado

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio Janeiro está investigando um casal branco que foi filmado imitando macacos no meio de uma roda de samba na região central do Rio de Janeiro, na noite da última sexta-feira.

A Policia Civil disse, em nota, que “testemunhas estão sendo ouvidas e diligências estão em andamento para identificar e intimar os autores para prestarem esclarecimentos”.

A gravação foi feita pela jornalista Jackeline Oliveira, e logo repercutiu nas redes sociais. Ela registrou a ocorrência junto com a produção do evento e a presidente da Comissão de Combate ao Racismo da Câmara Municipal, Monica Cunha.

Jackeline disse que resolveu gravar a cena para ter provas da violência cometida pelo casal.

De acordo com a jornalista, a mulher e o homem que aparecem no vídeo já foram identificados.

A produção do evento também publicou as imagens em rede social, classificando a cena como “inaceitável”. Wanderso Luna, produtor e músico da roda de samba Pede Teresa, disse que o evento pretende fazer uma campanha de conscientização.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no dia 18 deste mês, os registros de racismo aumentaram 127% no Brasil em 2023, em comparação ao ano anterior, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. 

 

*Com informações da Agência Brasil

Rio de Janeiro (RJ), 22.07.2024 - Jackeline Oliveira, a presidente da Comissão de Combate ao Racismo da Câmara Municipal, Monica Cunha, e o produtor Wanderso Luna com o registro da denúncia contra racismo em roda de samba. Foto: Jackeline Oliveira/Arquivo pessoal

© Jackeline Oliveira/Arquivo pessoal

Segurança Homem e mulher ainda não foram encontrados pela polícia Rio de Janeiro 23/07/2024 – 12:24 Tâmara Freire/ Sumaia Villela Priscila Thereso – repórter da Rádio Nacional Racismo Rio de Janeiro terça-feira, 23 Julho, 2024 – 12:24 188:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.