Procon apreende quase 500 kg de aparelhos eletrônicos falsificados no RJ

O Procon-RJ apreendeu cerca de meia tonelada de produtos falsificados durante uma megaoperação no centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (25).

Os fiscais também apreenderam mais de cinco mil selos falsos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Entre os produtos estão fones, carregadores, controles de consoles e caixas de som de marcas famosas do mercado de eletrônicos.

O estabelecimento fiscalizado foi interditado pelos agentes, por causa da grande quantidade de aparelhos apreendidos com indícios de falsificação. Veja o vídeo da operação abaixo. 


O responsável pela loja foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos sobre a comercialização e origem dos produtos, que ainda não foi definida.

O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, afirma que os aparelhos falsificados podem causar riscos à segurança e à saúde do consumidor.

“Há uma potencial lesão ao consumidor, que muitas vezes não tem conhecimento da origem falsa do produto, sendo atraído pelos preços mais baratos ou pela aparência similar ao original. Ele ainda perde dinheiro, pois este produto não possui a mesma qualidade e durabilidade do original”, disse.

A apreensão foi resultado de uma ação conjunta entre a Delegacia do Consumidor (Decon-RJ), Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), Delegacia de Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) e o Procon.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Procon apreende quase 500 kg de aparelhos eletrônicos falsificados no RJ no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.