Olimpíada: saiba por que a Grécia inicia cerimônia de abertura

A Olimpíada de Paris está oficialmente inaugurada. Nesta sexta-feira (26), às margens do Rio Sena, as delegações de cada país desfilaram em embarcações, na primeira cerimônia de abertura da história dos Jogos em céu aberto.

O comitê olímpico da Grécia, liderado pelos porta-bandeiras Giannis Antetokounmpo (basquete) e Antigoni Drisbioti (atletismo), iniciaram o desfile das nações, como tradicionalmente acontece.

A entrada dos países no evento que inaugura a Olimpíada é feita por ordem alfabética, mas a Grécia quebra o protocolo por ter sido a sede dos primeiros Jogos Olímpicos da história moderna, em 1896.

Seguindo a tradição olímpica, quem fecha o desfile são os anfitriões — ou seja, a França. Veja aqui a ordem completa do desfile.

Como será a cerimônia de abertura de Paris 2024

Nesta edição, a cerimônia será diferente das outras. Em vez de ocorrer em um estádio, a celebração será realizada ao longo do rio Sena, que corta a capital francesa.

As delegações dos países percorrerão o rio em barcos. Serão quase 100 embarcações com cerca de 10.500 atletas. As maiores delegações terão barcos próprios, como é o caso do Time Brasil, enquanto as menores compartilharão os veículos.


Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

  • YouTube
  • Tiktok
  • Instagram
  • Twitter

Este conteúdo foi originalmente publicado em Olimpíada: saiba por que a Grécia inicia cerimônia de abertura no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.